- 18 de fevereiro de 2021
- Publicado por: Az De Paus
- Categoria: Logística

Terceirizar a operação logística é a solução adotada por várias empresas. O principal motivo para isso envolve custos, ou melhor, a economia destes. Entender como funciona esses custos é necessário para saber se, de acordo com a necessidade, a economia que será gerada será significativa.
Embora pareça uma análise prática de fazer, optar pela terceirização ou frota própria, requer atenção e a consideração de todas as variáveis.
Para facilitar a decisão, vamos explicar melhor como funciona a logística terceirizada e quais os custos. Acompanhe:
Logística terceirizada na prática
Quando uma empresa terceiriza a área logística, ela contrata uma empresa especializada em soluções logísticas para prestar serviços para ela – não envolve exclusividade.
Pode ser a contratação apenas do transporte ou da operação inteira – incluindo armazenagem, movimentação de materiais, expedição, montagens de kits, etiquetagem, dentre outros.
Sendo uma boa empresa logística, com experiência, estrutura e tecnologia, os serviços prestados terão maior nível de eficiência e qualidade que quando feitos pela própria empresa. Como sabemos, isso contribui muito para o sucesso de um negócio. Transporte satisfatório, cliente final satisfeito.
Depois de contratada a logística terceirizada, a empresa contratante apenas acompanha o fluxo dos processos e é responsável por viabilizar o trabalho logístico fornecendo as informações necessárias para isso.
Todo o restante é feito pelo operador logístico terceirizado.
Por isso, a escolha ao contratar precisa levar em consideração a principal função da logística: agregar e impulsionar os resultados da empresa. A empresa terceirizada tem que dar conta da demanda, de forma ágil e segura, e também estar alinhada aos valores do negócio.
Custos envolvidos
Em uma operação logística própria, os custos envolvem tanto os fixos, como o com folha de pagamento, quantos os custos variáveis da operação de transporte, como combustível e taxas.
Na logística terceirizada, a empresa contratante assume apenas os custos variáveis da operação.
Fatores que formam a precificação das empresas de logísticas:
- Tipos de serviços contratados;
- Frequência de demanda;
- Natureza e tamanho das mercadorias;
- Distâncias e rotas;
- Riscos à segurança.
Sem os custos fixos, mesmo que a empresa terceirize muitos serviços ainda há economia de dinheiro e de tempo.
Frota própria exige alto investimento e cuidados constantes. Pense que uma falha mecânica, que poderia ter sido evitada com a manutenção em dia, pode gerar problemas e prejuízos para o faturamento da empresa.
Dispor de tecnologias para aprimorar os processos e manter a segurança das cargas também requer investimento. Sem falar no custo com mão de obra necessária.
Se esse grande investimento está fora de cogitação, a terceirização logística é a melhor opção. Pois, as empresas logísticas já contam com tudo que é preciso para operar o transporte de matérias-primas e produtos acabados.
Os custos variáveis, pagos pelos embarcadores, salvo em caso de transporte dedicado, são rateados entre os vários embarcadores/clientes da logística contratada. Gerando ainda mais economia.
Também, as empresas especializadas em transporte de cargas fazem o aproveitamento de rotas para diminuir custos e prazos ao cliente. Por exemplo, o caminhão descarregou a carga do cliente X e está voltando para a garagem. O cliente Y precisa coletar uma carga no ponto A. O caminhão em regresso terá que passar pelo ponto A e está vazio. Então, o regresso é aproveitado para realizar a coleta do cliente Y. Menos tempo e menor custo.
Terceirizar é ter um parceiro especializado e com know-how para realizar os serviços com alta performance e lidar com os desafios do setor de transporte da melhor forma e mais rapidamente. Tudo, com a gestão de custos ficando mais tranquila.
Esse modelo faz sentido para a sua empresa? Fale conosco, pelo chat ao lado, para saber mais sobre a terceirização dos nossos serviços.
[…] Terceirizar logística: custos […]