- 1 de dezembro de 2022
- Publicado por: mhlog
- Categoria: E-commerce
Ainda na sexta-feira (25), especialistas já afirmaram que a Black Friday deste ano surpreendeu, mas negativamente. A expectativa que era de números de vendas maiores que em 2021 não se concretizou. De acordo com a Confi.Neotrust e a ClearSale, até a noite de sexta as vendas eram 30% menores do que ano passado.
A Copa do Mundo era vista como um evento que poderia dispersar a atenção dos consumidores, que teriam o foco mudado para os jogos. Foi o que aconteceu na quinta-feira, dia do primeiro jogo do Brasil, mas inesperadamente continuou durante a Black Friday.
Considerando esse ponto, quem se preparou e antecipou as ofertas da Black Friday para o início do mês pode ter tido resultados melhores. A NielsinIQ, em parceria com a Bexs Pay, mostrou que as vendas na semana que antecedeu a Black Friday cresceram 8%.
Enquanto as vendas oscilam para um ritmo mais lento, as reclamações logo dispararam.
Segundo dados divulgados pelo Procon-SP, somente até o fim da tarde do dia 25 de novembro, o órgão tinha recebido quase 700 reclamações relacionadas às compras em ofertas de Black Friday.
Os motivos que lideraram essas reclamações foram atrasos ou entregas não realizadas – 33% das queixas.
Em seguida, os consumidores reclamaram de entregas feitas erradas – com produtos ou serviços entregues diferentes dos escolhidos pelo cliente, ou produtos avariados.
A baixa no movimento da Black Friday foi sentida até mesmo por essas reclamações.
O site Reclame Aqui divulgou que houve queda nas reclamações durante o início da Black Friday. O que reforça que a atenção dos consumidores foi dividida com a Copa do Mundo. O primeiro jogo do Brasil fez os acessos ao site diminuírem 80% durante a partida.
Esses foram os números obtidos até o fim da sexta-feira, 25, a esperança nos dias subsequentes ainda existe. Vamos aguardar os reports de como foi o fim de semana e esta segunda nas vendas online e varejo.
Porém, o ponto de atenção na análise até o momento é o mal desempenho das entregas. Mesmo com os lojistas menos flexíveis nas políticas de frete, para não sucatear o serviço, as empresas deixaram a desejar na operação de entrega.