- 19 de dezembro de 2022
- Publicado por: mhlog
- Categoria: A MHLog
Em 2023 a expectativa é de continuação no crescimento do segmento e-commerce, com a implementação de tecnologias para meios de pagamento e relacionamento com o consumidor e consolidação de alguns modelos de negócios.
Recentemente, a ESHOPPER, especialista na análise do comportamento na compra online, elencou sete tendências para o e-commerce que chegarão para ficar no ano que vem.
Os itens apresentados coincidem com um estudo realizado neste ano sobre o panorama do e-commerce na América Latina, que você pode ler aqui. Isso significa que essas tendências serão o caminho para lojista que buscam competitividade.
Varejo físico e online mais juntos que nunca
O omnichannel não é novidade e sim uma realidade. Os consumidores buscam boas experiências fazendo uso do online e das lojas físicas. Mais do que ofertar diferentes canais de vendas, as estratégias omnichannel são responsáveis por integrar esses canais, que junto proporcionam a experiência de compra satisfatória e simplificada.
60% dos brasileiros já se habituaram a comprar de forma híbrida, no o varejo online e no físico (fonte: All In e Social Miner).
Big Data com uso estratégico
Dados são valiosos! O tratamento deles pode ser usado para guiar tomadas de decisões e novas estratégias. Hoje, temos acessos à infinitas informações sobre o público e mercado, elas estão presentes em cadastros, redes sociais, pesquisas, análises de mercado, etc.
Alguns exemplos de como o Big Data pode influenciar nas estratégias dos e-commerce
- Melhor retorno sobre investimento (ROI) no marketing;
- Economia no custo de aquisição de cliente, também pelo marketing;
- Melhora na estratégia de cross-sell (recomendações de produtos certos ao consumidor certo);
- Geração de tráfego qualificado de consumidores no site;
- Maior taxa de conversão de vendas e clientes satisfeitos.
Dados para a inteligência artificial
Ao fazer uso estratégico de dados é possível também implementar inteligências artificiais para alavancar as vendas.
Com a implementação de pontos de inteligência artificial pode-se proporcionar mais agilidade e praticidade para o cliente no momento do consumo. Recomendação inteligente de produtos baseada no histórico de buscas e pesquisas do usuário, pop ups de retenção e experiência personalizada são alguns exemplos.
Mobile commerce
Os pagamentos online já é hábito costumeiro de uma grande parcela dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela StartSe em parceria com o instituto Pesquisa na Hora, mostra que nove em cada dez brasileiros já têm o hábito de fazer compras ou pagamentos online. Uma pesquisa da StartSe, publicada neste ano, apontou que cerca de 57% dos consumidores têm costume de fazer compras ou pagamentos online com frequência. O número cresce para 86,3% quando se soma aqueles que usam meios digitais ‘às vezes’.
Marketplaces
O modelo de negócio, marketplace, vem ganhando cada vez mais espaço pela facilidade que proporciona ao cliente em visualizar e comparar os itens dentre diferentes vendedores. E para os lojistas que oferecem bons produtos e boas condições de pagamento e frete é um bom espaço para se destacar.
O número de disponível de visitantes nos marketplaces é muito maior que um site de ecommerce pode ter sem grandes investimentos em mídia.
Sem contar que o fornecedor em marketplaces não precisa se preocupar com ações para atrair mais visibilidade e com os processos administrativos que exigem tempo de dedicação ao lojista. Nesse caso, ele pode focar em buscar novidades e alavancar seu catálogo.
Social commerce
Social commerce é a estratégia que utiliza as redes sociais para estreitar a relação entre marca e consumidor e, assim, aumentar as vendas. É uma ótima ferramenta para facilitar o contato com o cliente e fidelização, por meio de conteúdos de interesse – pagos e orgânicos.
O Instagram é considerado a melhor rede social para vender. A maioria do público envolvido em compras online estão na plataforma e a usam para pesquisar sobre o item e marca e, então, realizar a compra – inclusive dentro da própria rede social.
Personalização
A personalização é uma estratégia que nunca sai das tendências. Afinal, todo cliente gosta de se sentir especial e é exatamente esse sentimento que a personalização no produto/serviço oferece.
A partir da individualidade do consumidor, a loja apresenta produtos, serviços ou experiências que realmente o interessa.
O mercado do varejo online está baseado experiências cada vez mais personalizadas, tecnológicas e simplificadas. Isso é um grande desafio para os lojistas que, se desejarem ser competitivos, precisam investir na atualização do seu negócio com implementações de ações e recursos baseados nessas sete tendências.
Acesse o estudo completo das tendências para e-commerce em 2023 aqui.