- 13 de dezembro de 2022
- Publicado por: mhlog
- Categoria: E-commerce
Um estudo recém divulgado trouxe um panorama do potencial que o segmento do e-commerce possui, a curto e longo prazo, na América Latina. Isso serve como direcionamento para que empreendedores planejem operações por caminhos promissores.
Nos Estados Unidos e na China, o e-commerce ocupa grande parte da economia. Nos países latinos, a movimentação segue na mesma direção – embora esteja bem longe dos números dos dois países.
Cerca de US$ 100 bilhões são movimentados no varejo eletrônico. Após a pandemia, desde 2020 o modo como as pessoas fazem compras teve que se adaptar ao online e esse comportamento já está consolidado.
Para termos uma breve ideia, somente no ano de 2020, mais de 10 milhões de pessoas fizeram compras online na América Latina.
No Brasil, são 128 milhões de compradores online. Lideramos o ranking na América Latina, vindo em seguida o México, com 60 milhões, e Argentina com 25 milhões.
Um estudo realizado pela Latitud, o Latin America: Future of E-commerce, mapeou as tendências, oportunidades e desafios do comércio eletrônico. Dentre os insights obtidos, o destaque ficou por conta dos hábitos jovens que o mercado consumidor está tendo, com o uso cada vez maior dos aparelhos eletrônicos para compras online – não necessariamente são pessoas jovens, mas sim que possuem esse hábito.
O uso desenfreado dos smartphones já influenciou no modo como os vendedores operam. A tendência mobile-first (pensar primeiro na experiência do usuário de smatphones) é indispensável para não perder grande parcela dos consumidores, agora e no futuro.
Outras tendências enfatizadas pelo estudo são:
- Uso de carteiras digitais – pagamentos por via eletrônica
- Comércio eletrônico ultrapassando fronteiras
- Maior consumo de bens digitais (ebooks, streamings e outros produtos digitais)
- Ascenção dos modelos de negócios social ecommerce – marketplaces e estruturas que beneficiam redes e networks
- Fidelidade ao cliente como diferencial competitivo
Além disso, há a observância em aspectos sustentáveis, economicamente e ambientalmente. As empresas terão que adequar a sua operação para esse viés.
Desafios do e-commerce na América Latina
Adequar a operação para aproveitar as tendências como oportunidades de expansão não é tarefa fácil, no Brasil e em outros países latinos.
Temos um mercado complexo que exige planejamento e trabalho em conjunto – parcerias. O ambiente regulatório é diversificado, a economia tributária é praticamente inexistente e os consumidores também buscam ofertas dentro desses desafios.
Na logística, o ponto central do estudo evidenciou que transportadores precisam trabalhar para serem dignos da lealdade e fidelidade dos consumidores.
Diante da alta taxa de entregas mal feitas e reclamações dos clientes, a logística torna-se um dos desafios na América Latina. No Brasil, devido às dimensões geográficas, é mais desafiador ainda.
Isso demonstra que não é mais diferencial, mas sim obrigação as transportadoras disporem de recursos tecnológicos que tornem os processos logísticos mais eficientes e transparentes.
Firmar parcerias entre transportadores de diferentes regiões, dispor de tecnologias para mitigar erros e retrabalhos e, principalmente, disponibilizar o rastreamento em tempo real aos clientes são indispensáveis para transportadoras que buscam espaço no mercado.