O desafiador transporte de bebidas

O consumo de bebidas no Brasil atinge altos níveis, encabeçando o consumo de cervejas – o maior consumidor do mundo – e o de vinho – 13ª posição. Representa 20% do faturamento da indústria alimentícia brasileira. Além da produção, um ponto de muita atenção nesse mercado é a logística das bebidas.

O transporte de bebidas, alcóolicas ou não, é um dos que mais possuem particularidades. Um transporte seguro e uma distribuição eficiente não são feitos por qualquer transportador.

Existem uma série de cuidados a serem tomados para abastecer desde pequenas regiões até o país inteiro.

Pense em um bar em frente à uma praia da Bahia que vende cervejas. A demanda dele é alta e, em temporadas quentes, aumenta exorbitantemente. O abastecimento desse ponto de venda, por parte dos fabricantes e distribuidoras precisa ser rápido, eficiente e confiável.

Uma falha na logística de distribuição de bebidas causa um efeito dominó que prejudica mais que um ponto de venda e, consequentemente, a lucratividade dos negócios envolvidos.

Ponto também atingido por e-commerce que vende para o cliente final. Muitos investem nos programas de assinatura, em que o cliente recebe um kit de bebidas todo mês em sua casa. Atrasos ou extravios nessa entrega quebra a experiência do cliente, que precisa de manutenção constante.

Por isso, a demanda por transportadores com experiência nesse tipo de mercadoria é tão grande e competitiva.

Desafios na logística de bebidas

Comunicação

São vários negócios envolvidos na cadeia da distribuição de bebidas. Desde fornecedores para a fabricação até o transportador final, há muita logística.

O maior desafio desse cenário é o alinhamento da comunicação entre todos os envolvidos em cada etapa.

Quem é distribuidor ou atacadista de diversas marcas sente mais essa dificuldade.

O investimento em ferramentas tecnológicas que permitam a centralização de todas as informações e acesso aos envolvidos é imprescindível.

A partir da comunicação, chegamos em outro desafio. A rastreabilidade dos produtos.

Rastreabilidade

Como já dito anteriormente, a demanda desse mercado é de remessas rápidas e seguras. Para garantir esses requisitos somente com acesso ao rastreio.

Mais do que ser algo sobre o anseio ou necessidade de receber o produto rapidamente, a rastreabilidade no setor alimentício é fator decisivo na hora da compra – seja para o cliente final ou lojistas.

Estrutura

Outro ponto altamente desafiador é a estrutura operacional exigidas para os tipos de bebidas.

Por exemplo, as que precisam ser refrigeradas geram uma operação mais complexa. O transportador precisa ter uma manutenção constante nos equipamentos de refrigeração – seja no veículo ou no armazém.

Custo

Esses três desafios são o bastante para elevar o custo da logística. O transporte de bebidas exige embalagens específicas, equipamentos caros, equipe qualificada no manuseio delicado, rotas otimizadas para diminuir o risco de avarias e rastreabilidade integral.

Sem mencionar a alteração constante dos custos com combustíveis.

Os cuidados na preparação do transporte também encarecem o custo. A organização da carga precisa atender as características e fragilidade de cada tipo de bebida.

Algumas não podem ser acomodadas na horizontal, outras podem ser verticalizadas.

Além disso, no momento de organizar a carga no veículo, a atenção é redobrada no estado do baú. Um prego saliente é o suficiente para furar uma embalagem, por exemplo.

Imagine furar uma garrafa e todo o líquido de dentro acabar contaminando cargas de outro cliente. Um prejuízo que poderia ser evitado.

Citamos de forma resumida os desafios do transporte de bebidas para que você tenha uma pequena noção de que a logística de bebidas é complexa e para que ela seja eficaz, os custos baixos não compensam.

Sempre conte com transportadores que já trabalham com esse tipo de carga.

Na MHLog, atendemos essas particularidades há anos transportando bebidas – exceto bebidas refrigeradas.

 

Continue lendo:

Transporte de vidros: como fazer com segurança