Transporte de artigos em vidro: como fazer com segurança

Vidros e outras mercadorias frágeis exigem cuidados redobrados no transporte para evitar avarias. Mas, isso não é apenas responsabilidade do transportador. Os cuidados iniciam-se antes, na escolha da embalagem pelo embarcador.

Há diversos materiais que são usados para embalar esses artigos. Os mais usados são caixas de papelão, caixas de madeira, isopor e plástico bolha.

O segredo é embalar usando uma combinação desses materiais, de forma a proteger e não permitir que a mercadoria se mova durante o manuseio e transporte. O mínimo atrito do vidro com outra superfície já pode gerar danos ao produto.

Se você está fazendo envio de artigos de vidros pela primeira vez, entenda mais sobre as embalagens aqui.

Normas para transporte de vidros e afins

Tanto os Correios como transportadoras possuem suas próprias regras para transportar esse tipo de carga. É importante se informar sobre elas até mesmo antes de definir a embalagem a ser usada.

Algumas transportadoras, como nós, quando recebem uma mercadoria frágil que não embalada de forma tão segura, é feito um reforço para minimizar o risco de danos.

Ainda, nem todas as empresas aceitam fazer o transporte desse mercadorias frágeis.

Identificação

Outro ponto muito importante e que pode passar batido é a identificação na embalagem que ela carrega um produto frágil. Isso garante que todos que terão contato com a carga, durante o armazenamento, manuseio e transporte, terão cuidado na lida.

Aqui vale até mesmo um “produto frágil” escrito com caneta. O importante é ter essa informação e que ela esteja bem visível.

Sustentabilidade nas embalagens

Não importa se é um envio particular ou fruto de uma relação comercial, a preocupação para gerar menos prejuízo ao meio ambiente existe.

Quando falamos sobre embalagens, não tem como não tocarmos no assunto sustentabilidade. Pois, elas geram bastante lixo.

O que pode ser feito em relação a isso? Buscar alternativas de materiais.

Papelões recicláveis são uma opção acessível. Embora, a atenção à qualidade do material e resistência precise ser um pouco maior.

Em alternativa ao plástico bolha e isopor, hoje temos o bio pack. Uma espuma, bem parecida com o isopor, feita a partir do milho. Ele é totalmente biodegradável e é fácil encontrar no mercado e com um preço bom.

Rotas planejadas

O ultimo item que suma importância para o transporte de vidros é o transporte propriamente dito. Ele precisa ser planejado.

Quanto menos tempo em trânsito e maior percurso feito em vias com boa infraestrutura, menores as chances de avarias.

Invista em boas embalagens, conheça como o transportador trabalha e não deixe passar nenhum dos cuidados mencionados. O ideal é que você envie esses artigos por uma transportadora que seja acostumada a transportar esse tipo de mercadoria.

Assim, entregas serão eficazes em prazo e sem problemas. Tenha certeza que o tempo para enviar esses produtos de forma segura é bem menos custoso do que uma logística reversa ou reentrega se caso o produto de vidro chegue danificado no cliente.

Vidros são um dos produtos que mais transportamos. Entre em contato conosco para saber como funciona esse serviço.