Checklist para a logística em períodos sazonais

O comércio varejista, sejam lojas físicas ou eletrônicas, aproveita datas sazonais para impulsionar as vendas. Claro que para isso acontecer, deve existir todo um planejamento de ações, que inclui a preparação logística para atender cada período.

Na prática, falhas na logística podem derrubar a estratégia de vendas planejada e gerar bastante dor de cabeça. Nenhuma empresa, nunca, quer deixar de cumprir o que prometeu ao cliente. Em datas especiais, esse compromisso é ainda maior.

Por exemplo, quando falamos em Dia da Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, aniversários, são datas com carga emocional, que geram expectativas. Se um presente for comprado para essas datas, não existe frustração maior do que ele não chegar a tempo.

Para não haver surpresas desagradáveis, tanto para o negócio quanto para o cliente, a operação logística deve ser preparada com atenção aos mínimos detalhes – esses que se mal trabalhados, no momento da execução da logística, eles se tornam problemas.

Confira o checklist que preparamos para que lojas consigam se planejar e alinhar esse planejamento com as transportadoras que realizaram a operação logística.

Previsão de demanda

Com base no histórico de vendas nos períodos, comportamento atual do consumidor, crescimento do mercado e quaisquer outros fatores que ajudem a prever tendências de compras no setor da empresa.
Com essa previsão, verifica-se a capacidade logística necessária para executar as ações, como tamanho da frota e modalidades de transporte.

Planejamento da cadeia de distribuição

Aqui, verifica-se a disponibilidade de estoques de produtos e matérias primas. Também, se será preciso acomodar produtos, temporariamente, em armazéns, de acordo com as estratégias. E, muito importante, quais os prazos para essa distribuição.

Equipe preparada

A quantidade de funcionários é suficiente para atender as altas demandas sazonais? Eles estão treinados para atender bem de forma ágil, eficiente e gentil, mesmo em situações sob pressão?

Embalagens

O transporte necessita de embalagens de boa qualidade e adequadas a cada tipo de mercadoria. Isso é responsabilidade da empresa e a transportadora precisa garantir cuidados no momento de movimentar as cargas no armazém ou para o transporte.
Caso tenha dúvidas em como embalar os produtos adequadamente, as transportadoras podem orientar.

Alinhamento com transportadoras

Para que a logística ocorra dentro do planejado, parcerias com transportadoras são fechadas com antecedência. Pois, a partir da previsão de demanda, há o alinhamento e as transportadoras conseguem saber se serão capazes de atender os períodos de alto movimento, sem perder eficiência.

O transporte de mercadorias, independentemente de sazonalidades, necessita da realização de todos os itens da lista acima para, então, executar o serviço.

É fundamental manter seu operador logístico informado sobre as demandas. Para datas sazonais, antecipe ao máximo o planejamento e alinhe-o com as transportadoras. Assim, elas poderão planejar-se também para suportar a alta demanda em datas sazonais, seja transportando ou armazenando.

Converse com nossos consultores e saiba como ter a MHLog como parceira. Entre em contato pelos números de WhatsApp ou pelo chat aqui no site.

Leia mais em: Terceirizar logística: custos



Deixe uma resposta