- 3 de dezembro de 2020
- Publicado por: Az De Paus
- Categoria: E-commerce
Não temos como iniciarmos este post sem mencionar a pandemia. O comércio eletrônico foi um dos mais atingidos no período. Mas, no caso, positivamente. O crescimento acelerado do e-commerce representou um aumento que era esperado para daqui um ou dois anos.
A pandemia alterou o nosso modo de vida, seja pessoal ou profissional. Agora, perdemos o receio com a internet e estamos adaptados para viver com mais integração entre o mundo offline e o online. Algo que permanecerá mesmo quando a pandemia chegar ao fim.
Muitas empresas que operavam apenas no offline, viram-se com a necessidade de se adaptarem e adotarem novas formas de atingirem os clientes por meio do mundo digital. Isso também é um comportamento que permanecerá.
O meio digital tem espaço para muitas possibilidades de negócios, desde uma pequena loja virtual, que atende uma região, até grandes e-commerce com clientes de diversos locais.
O modelo de dropshipping, por exemplo, foi incorporado por muitas empresas e empreendedores e há especialistas que afirmam ser o canal de sucesso do segmento. Visto que não há a necessidade de grande investimento inicial e o vendedor pode trabalhar com uma grande gama de produtos.
A diversidade de nichos em que é possível trabalhar no comércio eletrônico é altíssima.
Nichos e-commerce em alta
Para quem quer entrar no segmento ou expandir o seu comércio digital, alguns nichos têm boas expectativas de crescimento – ou que seguem mantendo uma curva ascendente durante os últimos anos.
- Artesanatos e produtos sustentáveis/ecológicos
- Assinaturas periódicas de produtos
- Automotivo
- Beleza e saúde
- Eletrônicos
- Itens de consumo rápido (alimentos pré-prontos, bebidas, produtos de higiene e limpeza)
- Moda (inclusive brechós online)
- Pet Shop
- Produtos personalizados
- Sex Shop
Muitos já são nichos que vêm retornando bons resultados nos últimos anos e, alguns, são até mesmo consolidados no meio digital. A expectativa é que isso só crescerá em 2021 e nos próximos anos.
Nichos que ainda não usavam o meio digital para realizar vendas, agora, muito provavelmente, já possuem uma versão em comércio eletrônico.
Isso significa que, cada vez mais, haverá maior concorrência.
O diferencial e o que interferirá diretamente na lucratividade do e-commerce, ainda, é a boa experiência do cliente.
- Oferecer produtos de qualidade e descontos/promoções reais;
- Ter um ótimo e ágil atendimento, inclusive para o pós-venda;
- Processos de separação e preparação para envio dos pedidos sem erros e sem demora;
- Utilizar transporte seguro e com valor de frete atrativo e prazos curtos;
- Disponibilizar rastreio dos produtos e todo o suporte ao cliente enquanto este não recebe a sua compra;
- Ter planos de contingência para contornar problemas que possam ocorrer durante o processo de envio do pedido até o cliente.
Contar com bons parceiros facilitará toda a operação do e-commerce e ajudará a obter destaque em meio ao segmento e encantar os clientes.
Claro que os nichos citados aqui não são limitantes. A internet está à disposição para que infinitas oportunidades sejam criadas.
O importante para o sucesso é ter um negócio que supra realmente alguma necessidade do consumidor e ofereça o melhor para ele – em produtos e serviços feitos com excelência.
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