- 17 de novembro de 2020
- Publicado por: Az De Paus
- Categoria: E-commerce

A Cyber Monday, embora, alguns ainda ignorem a data como oportunidade, assim como a Black Friday gera boas vendas ao varejo eletrônico. Uma ótima data para aproveitar e conquistar aquele cliente que só deu uma olhadinha nos dias anteriores e não voltou – retargeting de clientes.
Para termos noção de como a data é relevante:
- Em 2019, o varejo online faturou mais de R$ 40 milhões na Cyber Monday – dados divulgados pela Bit/Nielsen.
- Em 2020, o e-commerce registrou R$702,7 milhões em vendas – dados da Neotrust.
- Somente na segunda-feira, do ano passado, foram 1,5 milhão de compras. 37,6% a mais que em 2019.
É a chance de vender mais e aliviar o estoque de produtos restantes da Black Friday. Neste ano, ela acontece no dia 29 de novembro.
Cyber Monday não é continuação da Black Friday
O diferencial da Cyber Monday é que ela acontece voltada ao comércio eletrônico.
Quando surgiu, em 2005, nos Estados Unidos a segunda-feira após o Dia de Ação de Graças era marcada por promoções “imperdíveis” em artigos eletrônicos e games. Eram somente esses os nichos que participavam da Cyber Monday.
Em 2012, ano em que chegou ao Brasil, a Cyber Monday aconteceu no mesmo formato. Mas, com o passar do tempo e boa reputação da data – que ofertava descontos de até 80%, lojistas de outros nichos passaram a aproveitar a oportunidade.
Hoje, diversas lojas e marketplaces aderem à data. Os bons descontos ofertados atraem muito mais os consumidores, o que pode fazer com que o ticket médio das lojas online aumente.
Dicas essenciais para participar da Cyber Monday
- Planejamento
O ideal é que planejamento seja feito com antecedência, mas a Cyber Monday tem uma particularidade: a observância das categorias com melhor desempenho durante a Black Friday.
Ainda assim, tenha planejado os produtos que terão descontos, negocie com fornecedores e operadores logísticos. Prepare toda a operação para um maior volume de vendas. Dessa maneira, o intervalo de tempo entre a Black Friday e a Cyber Monday será apenas para ajustes.
- Descontos e benefícios reais
Oferte apenas o que você pode cumprir. Jamais aumente o preço do produto para oferecer um desconto maior, que na verdade é falso.
Tenha criatividade para fazer a queima de estoque: monte kits de produtos, ofereça descontos progressivos, fretes regressivos (quanto maior o valor da compra, menor o frete), cashback, brindes, etc.
- Negocie estratégias para a redução do frete e entregas no prazo, junto com o seu operador logístico
Para poder oferecer frete barato ou grátis e não ter problemas, o planejamento leva em consideração vários fatores como margem de lucro, localização dos clientes, peso e tamanho das mercadorias e riscos no transporte. A partir desses fatores, trace a estratégia do frete.
- Conte com um fornecedor logístico
Ter um operador logístico, focado em suas entregas, aumenta a efetividade no processo e permite que a experiência do cliente seja positiva. Pois, rotas são otimizadas, a frota melhor aproveitada para as encomendas saírem logo do estoque, os processos de picking e packing já adiantados, etc.
Vale a pena investir na Cyber Monday?
Não há dúvida. A Cyber Monday também é uma data que pode beneficiar o comércio eletrônico e dar uma aquecida no faturamento do segundo semestre e captar novos clientes.
Desde o ano passado, o comportamento do consumidor teve uma mudança bem perceptível: as pessoas estão passando o mês de novembro todo buscando por ofertas e condições atrativas. Ao final do mês, elas estão decididas a realizar a compra. Então, capriche na oferta e atraia esses clientes.
Após o mês frenético de novembro, com estoque limpo, começa a preparação dos envios das compras de outra data muito importante, o Natal. Como estão as entregas? Final do ano é sempre a mesma loucura. Prepara-se e não atrase as entregas – ou melhor, frustre o presente de Natal de alguém, entre em contato com a nossa equipe e faça suas cotações.
Continue lendo: