- 11 de novembro de 2021
- Publicado por: mhlog
- Categoria: A MHLog
Nas datas como Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças, os consumidores ficam frenéticos em busca das ofertas. Mas, também à procura de bons prazos e taxas de entrega e alta confiabilidade. Afinal, são datas importantes e entregas não realizadas trazem muita frustrarão.
Falando nisso, se algo sair errado nas suas entregas, você está preparado para lidar com os clientes insatisfeitos e reverter a situação?
Problemas envolvendo as entregas de mercadorias são evitáveis, porém, infelizmente, ainda assim podem ocorrer. Atrasos, extravios, perdas, roubos. Tudo pode acontecer. O que diferencia uma empresa comprometida de outras é a maneira como situações assim são tratadas.
Qualquer ocorrência na entrega pode deixar um cliente insatisfeito. Quando não se é cumprido o prometido ao cliente, com todo o direito, ele irá reclamar. Combinado com o uso da internet e a rapidez com que as informações correm entre as pessoas, as reclamações podem prejudicar consideravelmente a imagem da empresa.
Suporte preparado
Quando um cliente está no aguardo de uma entrega fora do prazo, ele está se sentindo prejudicado. Então, o atendimento dado a ele precisa ser o mais empático possível. Para isso, os profissionais, as ferramentas e toda a comunicação precisam estar preparados.
A operação precisa facilitar a troca de informações entre logística e suporte ao cliente. Dessa forma o cliente poderá ser atendido de forma ágil e receber atualizações precisas sobre a situação.
Esclarecer o problema
Quando falamos que o cliente deve receber um atendimento rápido e com informações atualizadas, definitivamente, não inclui mensagens automáticas ou genéricas.
O cliente precisa perceber que a empresa está dando a devida importância para a sua situação. Então, saiba onde está ocorrendo o problema – contate o fornecedor logístico, se for o caso, e repasse as informações ao comprador de maneira simples e clara.
Melhor ainda se o cliente for informado sobre a sua encomenda, antes de precisar contatar o vendedor. Isso mostra que a empresa está empenhada em resolver a situação para que ele receba seu produto o quanto antes for possível.
Mesmo que uma solução rápida para o problema não seja possível, o cliente precisa ser mantido informado. Isso demonstra que, realmente, a empresa esta empenhada em solucionar – e precisa estar.
A empresa precisa de calma, o cliente não
Na maioria das vezes, o cliente com entregas atrasadas entra em contato com a empresa de forma furiosa e com tom elevado. Os profissionais que irão atendê-lo precisam manter a calma e não tentar acalmá-lo. Isso só irá deixa-lo ainda mais nervoso.
O melhor a se fazer é ouvir tudo que o cliente tem para reportar, sem interrompê-lo ou corrigi-lo. Prestar bem atenção nos detalhes da reclamação. Depois, dar respostas completas e claras, em tom cordial, e garantir que as medidas estão sendo tomadas para resolver o problema.
Sem economia na responsabilidade
O cliente não quer ficar recebendo pedidos de desculpas ou saber de quem é a culpa pela situação, mas sim soluções. Então, mesmo que a ocorrência tenha acontecido sob as responsabilidades legais do transportador logístico – ou seja, a transportadora precisa resolver, a empresa deve assumir a responsabilidade perante o cliente.
Não importa se é logística terceirizada ou Correios, independentemente do meio, quem responde pela venda da mercadoria para o cliente é a empresa. Pedir sinceras desculpas e assumir a responsabilidade deixa o cliente mais seguro.
A reconquista do cliente
Depois que o problema na entrega for resolvido, materialize os pedidos de desculpas ao cliente. Ofereça um benefício, frete grátis, presentes ou condições de pagamento diferenciadas para uma próxima compra.
O aprendizado das entregas atrasadas
Toda e qualquer ocorrência nas entregas precisa ser reportada aos envolvidos e analisada. Com a identificação da falha que gerou o problema, os processos podem ser realinhados e, assim, evitar mais situações negativas.
Inclusive, os dados das entregas são importantíssimos para fazer a gestão da operação logística. Eles fazem parte dos indicadores logísticos que toda empresa deve utilizar, independentemente do porte e segmento.
Clientes satisfeitos são muito mais baratos de manter e fidelizar. Já os insatisfeitos, fazem a empresa perder as compras deles e de outros possíveis clientes também. Se calcular o valor do tempo de vida do cliente (LTV), entenderá quão caro sai um cliente insatisfeito.
Por isso, principalmente em datas de grande movimento, como a Black Friday, as empresas não podem negligenciar nenhum detalhe e oferecer preço, confiabilidade, acolhimento e suporte real aos consumidores.