O Dia do Frete Grátis vem aí

Estamos nos aproximando da segunda data do ano voltada ao movimento no e-commerce, o Dia do Frete Grátis, em 28 de abril. Ao contrário do que alguns lojistas podem pensar, essa é uma oportunidade de alavancar as vendas e sem prejuízo ao ofertar o frete gratuitamente.

Quando bem alinhado, o frete grátis atrai mais público e contribui para a fidelização dos clientes.

Como já sabido, o frete é um fator determinante para a decisão de compra – seja pelo prazo curto ou pelo valor atraente. Uma pesquisa da Locaweb entrevistou consumidores e 55% afirmou que o frete grátis é o principal motivo para o local de compra. Na Black Friday 2021, 66% dos pedidos tinha frete grátis, de acordo com apuração da Exame.

Muitas vezes, as condições do frete importam mais ao cliente do que o preço do produto.

Por esses comportamentos que o frete grátis pode ser interessante de ser ofertado. Mas, precisa ser planejado.

Anunciar frete grátis apenas para aproveitar a onda da data, com certeza gerará prejuízos.

Embora estejamos há uma semana da data e o tempo seja curto para grandes planejamentos. Há tempo para o lojista traçar estratégias simples para oferecer o frete grátis – vejamos como.

Estratégias básicas para o Frete Grátis

  • Frete grátis regional: a gratuidade é válida apenas para determinas regiões. Geralmente, para a cidade ou estado em que a loja está instalada.
  • Frete grátis a partir de um valor determinado: compras acima do valor mínimo para cobrir os custos operacionais. Costumeiramente, o valor de referência usado é o ticket médio da loja.
  • Frete grátis em produtos selecionados: estratégia usada para desencalhar produtos no estoque, aproveitar condições especiais de fornecedores, tornar-se referência em um tipo de produto.
  • Frete grátis embutido no valor final do produto: calculado em custo médio de frete, ele é adicionado ao preço da mercadoria. Assim, o consumidor não saberá que está arcando com parte ou com todo o custo do frete.

A última estratégia precisa de um cuidado maior. Pois, um aumento abrupto do valor de um produto não é bem visto pelos consumidores. Até mesmo o Google, se notar esse aumento repentino, pode despencar a loja no ranqueamento das buscas.

Essas quatro estratégias são rápidas para serem planejadas e viável para lojistas aproveitarem o Dia do Frete Grátis.

O famoso e altamente atrativo “frete grátis para todo o Brasil”, ao contrário das estratégias citadas, necessita de um planejamento maior.

Para poder entregar em todo território nacional, que é imenso, a loja precisa contar com boas condições com fornecedores e parcerias confiáveis com transportadoras espalhadas pelo Brasil. Isso é algo que exige tempo para ser alinhado. Porém, uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade da loja a nível nacional e atrair mais clientes.

Outro ponto importante para ofertar frete grátis sem problemas ao caixa é determinar o tempo de duração da condição. Para a data que estamos falando, pode ser apenas no dia 28 ou na semana.

Dessa forma, o Dia do Frete Grátis pode dar bons retornos.

Ainda, o lojista precisa ter bem claro na mente que o foco com a estratégia de frete grátis não é lucrar. Mas, sim, aumentar o volume das vendas e visibilidade da loja.

Com estratégia e planejamento, o frete grátis beneficia lojistas e consumidores.

 

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