- 4 de abril de 2022
- Publicado por: mhlog
- Categoria: E-commerce, Logística
O Brasil está dentre os 10 maiores mercados de moda mundiais. Nos últimos anos, milhares de varejistas, físicos e eletrônicos, disputam a fidelidade de clientes. Esse mercado promissor em nosso país, com as particularidades locais, traz alguns desafios a serem superados para alcançar o sucesso.
De acordo com números divulgados por estudos, esses desafios vêm sendo trabalhados de forma positiva. No início de 2021, o varejo eletrônico de vestuário faturou mais de R$100 milhões (Nuvemshop) e enviou, apenas por uma plataforma logística, 1,8 milhão de itens (Melhor Envio).
Quais são os desafios logísticos na moda?
Podemos elencar os principais desafios como:
- Características das mercadorias – tamanhos e variedade
- Curtos prazos de entrega
- Custo do transporte no Brasil e elevado com a logística reversa
- Sazonalidade de estoque (o mundo da moda gira muito rapidamente)
Gestão de estoque, operações omnichannel e rastreamento das mercadorias durante todo o processo são os fatores mais desafiadores em relação a custos.
Por isso, acompanha-los e extrair os dados dessas etapas são fundamentais para a criação do planejamento logístico que seja preparado para acompanhar a dinâmica da loja.
Logística reversa
Para saber a importância da logística reversa no e-commerce de moda, basta pensar em como é a experiencia de comprar roupas em lojas físicas. Você escolhe com os olhos e com as mãos, prova a peça e troca facilmente, se for o caso.
Essas etapas, no varejo online, mudam um pouco. O cliente só vai ter certeza que a peça comprada corresponde à necessidade dele quando o item chega em seu endereço.
Muitas vezes, a mercadoria não cai de forma ideal, como imaginada pelo cliente. Tamanho e outras características podem não ser o desejado e, então, devoluções e trocas acontecem.
É nesse ponto que a logística de um e-commerce de roupas precisa lidar com o imbróglio da logística reversa.
Para que essa operação não seja uma dor de cabeça para o lojista e para os clientes, os processos de envio e coletas precisam ser bem delineados e eficientes.
O cliente não tem que ter o trabalho de embrulhar novamente a mercadoria a ser trocada ou devolvida, se locomover para deixa-la em um posto dos Correios e lidar com toda a burocracia que pode haver.
O ideal é que o item seja coletado e devolvido no endereço do cliente, sem dificuldades.
Ao solicitar a troca de um item, a expectativa do cliente em relação ao recebimento do produto se renova e é bem maior que da primeira entrega. Ou seja, se houver dificuldades nesse processo, grandes chances de insatisfação e perda de clientes.
Quando o processo é fácil e sem custos ao consumidor, mais de 90% dos clientes voltam a compra na loja (Invesp).
É indispensável ter uma política de troca e devoluções bem estruturada e clara. Além disso, sempre em fácil acesso ao consumidor. O cliente não pode ficar desamparado, sem saber como proceder nos casos da logística reversa.
A operação logística do varejo eletrônico de vestuário é custosa, mas importante para manter a loja saudável e, ainda, pode ser a chance extra para fidelizar o cliente.