Logística Digital e seus efeitos

Há um tempo está havendo a transformação tecnológica nos negócios. Do ano passado para cá, o reflexo da crise da pandemia, que forçou a expansão da atuação de empresas para o mundo digital, acelerou essa transformação.

Hoje, temos um cenário em que o online não é mais um meio a ser explorado, mas sim necessário. Os consumidores estão imersos nas compras online.

Agora, pense! Antes, com uma parcela menor de consumidores comprando na internet, questões como custo e prazo de frete já eram determinantes para uma pessoa realizar uma compra. Agora, os clientes estão ainda mais exigentes.

Com as restrições do comércio físico, o online diversificou-se. Isso acabou também aumentando o senso de urgência dos consumidores, que esperam ainda mais ansiosos pelo recebimento de suas compras, mas não querem pagar caro por isso.

Para dar contar dessa nova demanda no comércio eletrônico, não há escapatória, o processo logístico precisa ser revisto e otimizado com recursos tecnológicos. Essa situação cabe a qualquer segmento que venda produtos na internet.

 

Transformação Digital

A transformação digital é um conceito que vem sendo aplicado em todos os setores das empresas de diversos segmentos. Basicamente, refere-se à implementação de tecnologias para elevar a eficiência das operações.

Tenha em mente: a transformação digital só está começando e se manterá como tendência por muito tempo. Mas, para não perder competitividade, é preciso começar dar os primeiros passos agora.

Como se aplica na logística

A logística é uma operação que envolve diversos processos, documentos, informações e profissionais capacitados para realizar cada etapa. Digitalizar esse setor é simplificar as etapas, antecipar problemas para encontrar soluções rapidamente, diminuir o tempo de operação, controlar custos e oferecer uma ótima experiência ao cliente.

Isso já vem acontecendo, como falamos anteriormente. É a Logística 4.0 que está guiando as operações. Se você não sabe ao certo o que é esse conceito, antes de continuar, leia aqui.

Como a logística digital afeta o cliente final

Todo empenho em torno da digitalização da logística, no fim, visa o objetivo maior: satisfação e fidelidade dos clientes e, a partir disso, novos clientes.

A logística está diretamente ligada à toda estratégia do negócio. Desde as ações de marketing até as definições de custos e prazos que sejam atrativos ao consumidor.

Como a operação logística possui custos que influenciam no valor final do produto ao cliente. Eles não podem ser elevados a ponto de totalizar em um valor que o consumidor não irá achar interessante.

Para que a empresa consiga oferecer valores e prazos melhores ao público, os processos logísticos precisam estar otimizados. Dois exemplos de uso de ferramentas que geram grandes benefícios:

  • Software de roteirização, identificando melhores rotas para prazos menores, segurança e economia nos custos do transporte;
  • Ferramenta de controle de estoque e armazenagem;

Estoque enxuto, rotas inteligentes, gestão de custos e o acompanhamento de todas as etapas em tempo real são fatores que influenciam para o negócio oferecer condições e experiências mais atraentes aos clientes. Isso só é possível com a tecnologia.

E para a empresa?

A empresa que digitaliza seus processos tem em mãos algo muito valioso: dados. Talvez eles sejam o maior benefício da digitalização na logística das empresas. Afinal, com eles as decisões são tomadas com base em informações reais e a gestão é mais assertiva.

Sem falar que os processos por meio de ferramentas tecnológicas são feitos com mais rapidez, menos erros e menos mão de obra.

Com a tecnologia, temos:

  • Indicadores de desempenho precisos e reais
  • – Estoque sempre atualizado
  • – Melhor utilização da frota de veículos
  • – Menos processos manuais
  • – Comunicação transparente e em tempo real
  • Aqui na MHLog, usamos ferramentas que permitem a operação conjunta com os embarcadores.

Nossos clientes têm acesso ao nosso sistema, facilitando a troca de informações, rastreamento em tempo real, notificações sobre ocorrências, além do uso da tecnologia para troca de arquivos EDI e XML.

Mais que oferecer uma ótima experiência ao cliente, a logística digital aumenta a eficiência e competitividade dos negócios online.

Ao contratar uma transportadora, verifique se ela está atenta à transformação digital. Pois, isso afetará a sua satisfação e dos seus clientes.