Estratégias voltadas a alta do frete

Nos últimos anos, o mercado brasileiro vem sendo impactado com variações nos custos das operações de empresas e industrias. Assim, recorrer à estratégias que visem manter a competitividade é a única solução.

A instabilidade e altas seguidas no preço dos combustíveis é um exemplo do desafio que empresas que dependem de uma operação logística estão enfrentando. E o cenário seria bem pior se não houvessem as soluções tecnológicas que ajudam a reduzir a alta nos custos operacionais.

Puxando o histórico dos últimos quatro meses, segundo a ANP, o diesel foi o combustível que mais subiu. Em maio, o preço estava em torno de R$6,77. Hoje, em julho, o valor já chegou a R$7,67. É o combustível mais caro, algo que nunca tinha ocorrido.

Além do combustível, há outros custos logística que estão encarecidos, como itens para manutenção da frota, armazenagem e burocracias. Esses itens chegam a consumir mais de 10% do faturamento.

Já publicamos um texto, este ano, explicando como todos esses custos e a instabilidade nos valores estão inviabilizando as operações. Esse cenário deixou as empresas transportadoras sem saída.

Não tem mais como operar com tabela frete defasada. O reajuste está sendo aplicado e sentido por clientes e consumidores.

Estratégias logísticas

Diante dessa situação, a única saía para amenizar a alta no frete é firmar parcerias estratégicas para uma operação logística otimizada.

Há estratégias adotadas por transportadoras que, mesmo não evitando o repasse da alta no frete, ajuda a diminuir os custos. Estamos falando, por exemplo, da roteirização.

Essa estratégia é simples e eficaz. Com ferramentas tecnológicas, o transporte de mercadorias é totalmente planejado levando em conta o melhor tipo de veículo e o melhor trajeto.

Aliada ao acompanhando de toda a operação, desde a coleta e recebimento das cargas até a expedição e andamento do transporte.

Planejar os fretes por regiões também ajuda. Reduz distâncias e custos, com rotas com as mesmas particularidades.

Estudos mostraram que essas ações podem reduzir em até 10% o custo com as entregas. Ainda mais, com a gestão de frota, que visam custos melhores com manutenção dos veículos e abastecimento.

O que antes era diferenciais oferecidos por transportadoras aos clientes, hoje é indispensável para manter a operação saudável e competitiva. Ao procurar transportadores, prefira os que combinam os processos logísticos com a tecnologia.