E-commerce: gestão de estoque e logística

Manter um e-commerce sem prejuízos requer um trabalho cuidadoso e atento às variáveis que influenciam no sucesso ou fracasso da empresa. A gestão de estoque e a logística são duas dessas variáveis fundamentais para o bom funcionamento da loja. São elas que garantem o cumprimento dos compromissos firmados entre a empresa e seus clientes.

Ter produtos disponíveis no estoque, na época certa e em quantidades ideais, e possuir processos logísticos ágeis facilitam o atendimento das demandas com prazos de entregas mais atrativos e lucrativos.

O planejamento e execução dos serviços precisam ser interligados entre essas duas áreas. Não dá para focar em soluções e boa gestão apenas para uma. A gestão de estoque afeta diretamente toda a cadeia logística, desde o armazenamento até o transporte das mercadorias para entrega.

Gestão de estoque não é gestão de armazenagem

Esses dois termos, não dificilmente, são confundidos e usados como sinônimos. Mas, são serviços distintos.

A gestão de estoque é algo mais estratégico. Leva em consideração pesquisas e análises dos consumidores, planejamento para a reposição de produtos e promoções.

Já a gestão de armazenagem é um trabalho mais técnico. Envolve serviços operacionais como o recebimento de mercadorias, picking e packing e o uso inteligente da estrutura física do armazém.

Novamente, são áreas que trabalham juntas e que possibilitam a logística ser a mais ágil possível e sem custos extras.

Sistemas para gestão de estoque

Hoje, a tecnologia está em todo lugar, buscando facilitar a nossa vida e aumentar nossa produção. Na gestão de estoque não é diferente. Independentemente do porte do e-commerce, usar softwares para realizar a gestão da empresa é indispensável.

As plataformas de ERP, SEM e JIT (Just in time), por exemplo, disponibilizam funções que permitem organizar toda a operação da empresa, integrar com serviços dos fornecedores e parceiros, além de auxiliar na visão futura para planejamentos.

Utilizar a tecnologia também mitiga erros, algo que acarreta em atrasos e prejuízos quando ocorrem.

O estoque reflete na logística ágil

Ter uma visão de todos os produtos da loja possibilita a aquisição de novos itens, antecipando as necessidades dos clientes, e repondo produtos com timming correto. Isso reflete na consolidação dos pedidos em pouco tempo e redução dos custos com manutenção de estoque.

Importante dizer que essa ideia cabe para os vários tipos de estoques, como os sazonais e dropshipping.

Estoque abarrotado é custoso e haverá perdas. Estoque com itens em falta também significa perdas. Assim, para equilibrar, sempre deve haver:

  • Realização de inventários
  • Gestão de custos e receitas
  • Sistemas de gerenciamento de inventário
  • Monitoramento de vendas
  • Controle rígido de todas as operações

Esses pontos realizados com sucesso possibilitam que a operação logística seja mais eficaz. Pois, fica a cargo do operador logístico apenas a preocupação em traçar a melhor rota, mais segura, rápida e econômica.

Importante contar com um operador logístico que disponha de capacidade e experiência em armazenagem e transporte, além de trabalhar com softwares que possam ser integrados à loja.

Assim, os processos acontecerão juntos e acompanhados por todos os envolvidos. Evitando erros e prejuízos.

A MH Log possui experiência de décadas em serviços de transporte e armazenagem. Saiba mais, chame-nos no chat ao lado.



Deixe uma resposta