- 15 de outubro de 2020
- Publicado por: Az De Paus
- Categoria: Logística
A Logística Reversa foi instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a fim de regulamentar a garantir o descarte correto e a reciclagem de resíduos provenientes de produtos comercializados.
Um movimento que antecipou o que vinha se tornar uma das grandes preocupações das indústrias: dar continuidade ao ciclo útil de materiais, evitando desperdícios. Algo que a Revolução Industrial 4.0 colocou em evidência.
Assim, a logística reversa impõe um processo dedicado ao retorno de materiais, após o consumo do cliente, para seus fornecedores/fabricantes darem seguimento à vida útil deles. O objetivo maior é neutralizar o impacto que o descarte incorreto de materiais causa no meio ambiente.
No entanto, os benefícios dessa prática não se limitam ao enorme bem ao meio ambiente. Vamos entender melhor.
Legislação
A implementação de um processo de logística reversa é obrigatório a determinados tipos de indústrias pela Leia 12.305/2010. Mesmo essa lei sendo de 2010, somente em 2017 que houve regulamentação, por meio do Decreto nº 9.177.
Com a legislação vigente, foram instituídos acordos setoriais, entre empresas e o poder público, para viabilizar um sistema de logística reversa.
As empresas obrigadas por lei a ter um programa de logística reversa são as que comercializam:
- Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
- Pilhas e baterias;
- Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
- Eletroeletrônicos e seus componentes;
- Pneus;
- Produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro.
Benefícios da logística reversa
Majoritariamente, o benefício dessa prática é diminuir os danos causados ao meio ambiente pelo desperdício de recursos e descarte incorreto de materiais. Mas, para as empresas, a logística reversa também gera vantagens em outras áreas.
Posicionamento
Diversas pesquisas já apontaram que os consumidores estão mais conscientes nos últimos anos e as boas práticas ambientais passaram a ser vistas como fatores decisivos no momento de escolher uma marca.
Empresas que buscam reduzir qualquer efeito negativo que ela produza na sociedade ou no meio ambiente são mais valorizadas pelo público.
Conscientização
Ao assumir um posicionamento ecológico e divulgar – honestamente – suas práticas, organizações têm o poder de conscientizar outras a fazerem o mesmo. Mais ainda, influenciar pessoas, no geral, a terem consciência ambiental.
Aqui, o importante é ser exemplo.
Redução de custos
Os custos com matéria-prima diminuem ao contar com a logística reversa. Afinal, o material volta para a cadeia produtiva, tendo sua vida útil renovada.
Tecnologias limpas
Com a logística reversa, as empresas adotam tecnologias mais limpas. Isso viabiliza a reutilização de produtos e embalagens – para serem facilmente reciclados.
Redução de descarte
Ao fim de todo o processo, a quantidade de resíduos para descarte é menor. Consequentemente, há menos despejo em aterros sanitários. Afinal, a maior parte dos materiais foram destinados à reciclagem.
Novos negócios
Com o retorno dos materiais à linha de produção é possível criar novos produtos ou negócios. Além disso, as empresas com programa de logística reversa bem estruturado podem ter acesso à linhas de créditos para projetos sustentáveis.
Logística Reversa na prática
Para implementar o processo de logística reversa é preciso a criação de um plano de resíduos sólidos. Nele, há o detalhamento de cada produto, com o seu ciclo de vida e tratamento adequado aos resíduos.
Basicamente, o fluxo da logística reversa se dá desta maneira:
- Após o consumo, o consumidor devolve o resíduo ao vendedor, por meio da coleta reversa.
- Ao retornar, o item é encaminhado corretamente para a reutilização, reciclagem ou descarte.
Geralmente, empresas firmam parcerias com cooperativas recicláveis e catadores, que dão vida nova aos materiais retornados.
O ciclo completo de retorno dos materiais beneficia a todos os envolvidos.
Um ponto muito importante para a logística reversa acontecer é o grau de facilidade para o consumidor devolver o material. Quanto mais trabalhoso, menos o retorno irá acontecer.
Por isso é fundamental contar com um parceiro logístico que possua experiência nessa modalidade de logística reversa. Ele saberá realizar a coleta com eficiência.
Trocas e devoluções de produtos
Importante também mencionar que a logística reversa contempla as trocas e devoluções de produtos – sejam por desistência do consumidor ou problemas no produto.
Mais da metade dos consumidores de e-commerce pesquisam sobre o processo de trocas e devoluções antes de efetuarem a compra. Compras com problemas dessa natureza, com certeza fará com que o cliente não compre novamente.
Assim, além de todos os benefícios para o meio ambiente e economia na produção, ter um programa estruturado de logística reversa faz parte da iniciativa para a satisfação e fidelização de clientes.
[…] Importante mencionar que a logística reversa é obrigatória para determinados negócios, falamos mais sobre isso aqui. […]