- 25 de novembro de 2020
- Publicado por: Az De Paus
- Categoria: Dicas Gerais, E-commerce
O fim do ano é a época com maior movimento no varejo, físico e online. Mesmo em tempos de economia frágil e incerta, como o atual, o aumento nas vendas acontece. Claro, que isso atinge, diretamente, a logística das empresas, que precisam estar com os processos adequados para atender com qualidade a grande demanda de entregas.
O maior deslize que pode ocorrer é deixar o tempo passar e tomar atitudes apenas diante das demandas, que não pararão de chegar. Não haverá tempo hábil para adequações dos processos logísticos.
Por isso, o correto é utilizar a previsão de demanda e, a partir dela, iniciar um planejamento de ações necessárias para suportar o possível alto volume de entregas.
Ignorar essa etapa e contar com a sorte fará com que a empresa não atenda às variações da demanda de forma satisfatória. O que acarretará em problemas como indisponibilidade de frota, atrasos ou erros nas entregas e, até mesmo, entregas não realizadas. O resultado é fácil de prever: prejuízos e má reputação perante os clientes.
Com a previsibilidade de demanda, facilmente, são identificadas as informações que indicam a necessidade de alteração na estrutura e processos logísticos. Preparamos um checklist com ações indispensáveis para a preparação para o fim do ano.
Confira:
- Estoque abastecido e organizado de forma a agilizar os processos de picking e packing.
- Plano de contingência traçado para atender a alta demanda. Será necessário mão de obra extra, equipamentos ou veículos, por exemplo?
- Logística e equipe comercial alinhadas na troca das informações, como volume e antecipação de vendas, em tempo real. Somente com essas informações que o operador logístico poderá fazer o planejamento de transporte das entregas.
- Recursos tecnológicos capazes de possibilitar a troca de informações estruturadas entre todos os envolvidos na cadeira de suprimento, de maneira segura e ágil, e a otimização dos processos logísticos – sem erros.
- Gerenciamento de risco do transporte está em dia. Conferência de todos os seguros, capacitações, rotas, entre outros fatores que envolvem a segurança das mercadorias durante o transporte.
- Equipes operacionais e de atendimento capacitadas para atender a alta demanda.
Obviamente, cada empresa tem suas particularidades que devem ser consideradas no momento do planejamento. Mas, esses seis itens são os primordiais para não enfrentar grandes problemas.
Quando a empresa opera com a logística terceirizada, também deve se atentar ao planejamento. Importante frisar que somente com a previsão do embarcador que o operador logístico consegue se preparar.
Não adianta, em qualquer esfera organizacional e operacional, o planejamento é fundamental. No processo de entregas de mercadorias, em períodos de alto movimento, ele é o que garante a qualidade nas entregas e a rentabilidade da operação.