Previsão de demanda: parte importante para a logística

Muitos produtos em estoque, a empresa tem alto custo com armazenagem. Produtos em falta no estoque, vendas são perdidas e a reputação negativa começa a se espalhar pelos clientes.

A estratégia para equilibrar o estoque é usar a previsão de demanda. Você está fazendo isso?

O que é

É um trabalho feito em conjunto, entre as equipes de gerenciamento de estoque e a comercial, que antecipa as necessidades e comportamento dos consumidores. Isso é feito a partir de estudos que levam em consideração aspectos como situação do mercado e da economia, histórico de vendas e concorrência.

Para nós, transportadoras, a previsão de demanda é muito eficiente para o bom serviço. Ela permite o planejamento e otimização dos processos com o volume a ser transportado.

Ao contratar uma transportadora, a previsão também é útil para saber se a empresa terá capacidade de atender as demandas em determinados períodos de tempo.

Os benefícios

A empresa que usa essa estratégia se beneficia com uma gestão de estoque eficiente, sem excessos, desperdícios ou faltas. Os recursos, como espaço de armazenagem, mão de obra e tempo de execução são melhor aproveitados. Bem como, os equipamentos necessários nas operações.

  • Planejamentos e decisões mais assertivos;
  • Processos mais organizados, com menos falhas e prejuízos;
  • Redução de desperdícios, retrabalhos e, consequentemente, custos e melhor alocação de orçamentos.

Além disso, os benefícios também são sentidos por fornecedores e transportadoras que operam para a empresa.

Na logística, a partir da previsão da empresa, podemos também fazer a nossas previsões, que envolvem, basicamente, frotas, coleta e armazenagem. Isso é fundamental para haver a sintonia entre vendas e logística e não ocorrer problemas em que o transporte acaba não dando conta do volume de entregas.

A eficiência aumenta significativamente em todo o processo logístico.

Previsão de demanda em tempos de crise

Em momentos como o da pandemia, que estamos vivendo, fazer previsões é um desafio. Mas, também, é uma oportunidade para se preparar para outros momentos de crise que possam ocorrer.

Os modelos para fazer a previsão tiveram que ser adequados, tornando-se altamente flexíveis às mudanças de comportamento das pessoas e do mercado. Não é mais possível se basear apenas em histórico de compras. As empresas estão vivendo um conflito entre o que os consumidores estão buscando e o que tinham em estoque.

Graças à tecnologia, vários softwares de planejamento avançado permitem a realização da previsão de demanda, de acordo com projeções e mudanças de cenário.

Tempos de crise são válidos para que estratégias sejam repensadas e novas maneiras de crescimento sejam buscadas. Aproveite para refletir e identificar novas oportunidades.



Deixe uma resposta