04 Dicas para fidelizar os clientes da sua loja online

O consumidor vem mudando seus hábitos de compra há algum tempo. Com a pandemia isso foi intensificado, tendo aumentado o número de compradores em lojas online.

De acordo com a Compre&Confie, em abril deste ano, o setor de e-commerce teve um aumento de 81%, em relação ao mesmo mês do ano passado. As categorias de itens que mais tiveram crescimento foram: alimentos e bebidas, instrumentos musicais, brinquedos, eletrônicos e artigos de cama, mesa e banho.

Assim, empresas, que ainda não tinham forte atuação no ambiente online, se adequaram para atender esse “novo” mercado. Ferramentas para melhorar a interação online, modos de compra simplificados, canais de atendimento ágil e entregas competitivas. Esses são alguns exemplos dos investimentos feitos para lidar com os clientes digitais. Mas, não é somente isso.

Porque fidelizar

Como o cenário não é um dos melhores para muitos, devido à crise causada pela pandemia, os consumidores estão menos impulsivos em suas decisões de compra. Então, a tendência é que prefiram fazer negócio com empresas com as quais já tiveram uma boa experiência, do que se arrisquem em novas.

Diante disso, em paralelo às ações para aquisição de novos clientes, estratégias de fidelização precisam ser trabalhadas pelas lojas online. Em alguns casos, até mesmo, tendo mais prioridade que a captação de clientes.

A intenção é que os clientes que chegam, continuem comprando no futuro e tornem-se clientes fiéis. Eles são a garantia de movimento da empresa, principalmente, em momentos incertos como o atual.

Algumas ações são peças chave para encantar e fidelizar a clientela. Falamos sobre cada uma, confira:

Atendimento

Um dos pilares mais importantes para a sobrevivência de um negócio. Um bom atendimento tem o poder de fazer a diferença no momento de o cliente optar por determinada loja, que ele já conhece, ao invés de outra nova.

Independentemente do cenário ser incerto, positivo ou negativo, a importância da qualidade no atendimento precisa ser a mesma. Essa não é uma tática para ser usada apenas para tentar reverter momentos de crise.

Dispor de pessoal qualificado e monitorar a qualidade dos atendimentos são fatores indispensáveis para que o cliente tenha uma boa relação com a empresa.

Ações de fidelização

Elas sempre funcionaram e continuam efetivas, desde que usadas com uma estratégia definida. São simples de implementar e abrem a oportunidade para relacionamentos duradouros, que sejam vantajosos para todas as partes.

Os exemplos mais comuns de ações de fidelização são o cartão fidelidade, programa de pontos e descontos e benefícios exclusivos para clientes fiéis.

Marketing

Essa área, costumeiramente, em momentos de crise, é cortada do orçamento. O marketing é responsável por atingir novos clientes e também pela manutenção do relacionamento da empresa com os clientes mais antigos.

Abrir mão disso contribuirá para que a empresa fique estagnada. Pois, não será vista, muito menos lembrada.

Entregas

Juntamente com o atendimento, esse fator é decisivo para a satisfação dos clientes e para que eles voltem a fazer negócio com a empresa. A entrega precisa ser ágil, segura e com valor de frete interessante ao consumidor.

Para isso, cuidados precisam ser tomados em cada processo, desde a embalagem até o transporte e entrega ao cliente. Ter um parceiro logístico de confiança e com experiência no setor irá ajudar nessa tarefa. Assim, a empresa pode mitigar atrasos, avarias, prejuízos e erros na entrega.

Na MH Log, trabalhamos, também, com serviços voltados ao setor de e-commerce. Fale com um dos nossos consultores, pelo chat ao lado, e otimize as entregas do seu negócio, com a qualidade e segurança que oferecemos.



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