Voice commerce: uma nova forma de comprar

O que parecia ser algo de um futuro distante está cada vez mais real. As ferramentas para automação residencial e os assistentes virtuais estão se tornando mais acessíveis e se popularizando. Juntamente com isso, surgiu uma nova forma de os consumidores realizarem compras online. Voice Commerce ou Voice Shopping são transações feitas por meio de comandos de voz do usuário, usando apenas um dispositivo móvel.

A busca por voz não é mais novidade. Com os smartphones e acessórios, as pessoas se acostumaram com a praticidade de, ao invés de fazer buscas escritas, usar a voz para isso.

A inserção dos assistentes virtuais nos dispositivos móveis impulsionou esse comportamento e a própria tecnologia. A ponto de, hoje, já podermos comprar na Amazon, apenas falando com a Alexa, por exemplo.

Não se trata de uma tendência, é uma nova forma de comportamento que crescerá consolidado.

Para termos ideia, nos Estados Unidos, há três anos atrás, já vimos 10% das operações com voz serem de compras online.

Como funciona

Por meio de comandos de voz, os dispositivos eletrônicos, com seus assistentes virtuais, executam tarefas. Elas podem ser: acender as luzes, fazer ligação, enviar mensagem, realizar uma busca no Google, tocar uma música e muitas outras.
Esses assistentes virtuais são conhecidos como a Alexa (Amazon), o Assistent (Google), e a Siri (Apple) – existem mais marcas explorando esse meio.

Há consumidores já acostumados com a interação com eles. Inclusive, suas casas são o verdadeiro conceito de Smart Home – contando com automações. Assim, a interação a fim de realizar uma compra online está perto de ser prática comum.

Para fazer compras online pelo Voice commerce, basta configurar os dados de pagamento no dispositivo (somente uma vez) e depois escolher o seu produto e autorizar a transação. Questão de poucos minutos.

Apenas para grandes empresas?

Não mesmo! Essa tecnologia pode (e deve) ser aplicada por qualquer loja virtual que queira aproveitar mais esse meio de criar oportunidades de vendas.

Para isso, há tarefas técnicas a serem feitas no website ou plataforma do negócio para otimizar a loja para os voices.

A vantagem principal de estar preparado para as compras por voz é a redução de tempo e processos entre o início e conclusão da compra. É um tempo precioso que reflete diretamente na agilidade na entrega ao cliente.

Pense, se as pessoas estão realizando compras com algumas palavras, num instante. Elas, com o senso natural de urgência, esperam que o seu produto chegue tão rápido quanto foi o comprar.

Quem está dentro dos principais marketplaces, Amazon e Google, pode começar a contar com essa funcionalidade. Sem se preocupar em as implementações técnicas em sua loja, se ela estiver inserida no marketplace.

Os produtos de supermercados, saúde, beleza, roupas, acessórios e livros são algumas das categorias que estão se saindo bem nesse novo canal de vendas.

É uma tecnologia que veio para beneficiar tanto os consumidores quanto as empresas.



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