Veículos elétricos no transporte de cargas é realidade?

Os veículos elétricos já são realidade no Brasil e são a melhor solução para frear a emissão de gases tóxicos nas cidades. Modais de passageiros e de cargas estão utilizando essa fonte energética. Será que estamos próximos da popularização desses veículos na logística brasileira?

O questionamento foi analisado na nova edição da série Energia no Transporte, produzida pela Confederação Nacional do Transporte e divulgada na última semana de março.

“Eletromobilidade – uma das soluções para alcançar a neutralidade de carbono” avaliou como os veículos elétricos estão sendo inseridos na sociedade e logística brasileira.

Foram considerados aspectos legislativos, vantagens e desafios dessa tecnologia e a importância de termos um setor com operação mais responsável ambientalmente – para termos mais bem estar, tanto como transportadoras quanto como sociedade.

De acordo com o estudo, o desenvolvimento tem se concentrado em veículos leves e de passageiros. Embora, também esteja ocupando o lugar dos veículos pesados. De forma bem gradativa, mas ainda assim veículos elétricos estão sendo inseridos no transporte de carga.

Tipos de veículos elétricos

Para entendermos melhor como essa nova tecnologia pode ou não funcionar no Brasil, precisamos identificar os tipos de veículos desenvolvidos com ela.

  • Veículo elétrico a bateria (VEB)

Movido somente com a energia armazenada em uma bateria carregada por uma fonte externa. É o elétrico puro.

  • Veículo elétrico híbrido (VEH)

Coexistência de um motor movido à energia elétrica e outro à combustão – com combustível líquido. A bateria é carregada em movimento e/ou com energia de frenagem.

  • Veículo elétrico híbrido plug-in (VEHP)

Possui elementos do híbrido e do elétrico puro. A bateria é carregada por fonte interna (gerador) ou externa (elétrica).

  • Veículo elétrico a célula de combustível (VECC)

Movido à propulsão elétrica alimentada por células de combustíveis de hidrogênio líquido pressurizado ou combustíveis líquidos reformados.

Fonte: CNT

Legislação para os veículos elétricos

O estudo fez uma análise de como está a legislação em relação ao desenvolvimento e uso dos veículos elétricos.

Destacamos que o panorama da regulamentação e incentivos financeiros acontece minimamente no âmbito federal. Estando divididos nas legislações estaduais e municipais.

Situação que mantém essa nova fonte energética ainda pouco atrativa no Brasil. Entretanto, o pouco que está vigente já ajuda no impulso de um novo cenário.

Como por exemplo em Curitiba, que estabeleceu uma Política Municipal de Incentivo ao Uso de Carros Elétricos ou Movidos a Hidrogênio. Ela concede desoneração tributária e vagas exclusivas para esses veículos.

O estudo também menciona outros locais com políticas estabelecidas.

O principal desafio

No Brasil, o maior entrave para que a tendência mundial do uso dos veículos elétricos esteja ainda longe está ligado à infraestrutura.

Depender da rede nacional elétrica e criar o complexo de estações de carregamento são grandes desafios.

Em seguida vem a necessidade do elevado investimento inicial para adquirir os veículos e estrutura.

Sem a promoção do uso das tecnologias menos poluentes pelos poderes Executivo e Legislativo federais não há como superar esses desafios.

Confira o estudo completo aqui.