Transporte para e-commerce de peças e acessórios automotivos

O e-commerce no setor automotivo, ofertando automóveis, peças e acessórios, nos últimos anos chegou a representar próximo a 20% do varejo eletrônico brasileiro, de acordo com a E-Consuting. Um dos segmentos que mais exigem uma operação logística organizada e ágil.

Na realidade, qualquer comércio eletrônico precisa da logística eficaz. É uma área pertencente aos fatores que ditam o sucesso ou fracasso do e-commerce. Mas, no nicho automotivo, isso tem ainda mais peso.

Entregas dentro do prazo e cada vez mais rápidas é o esperado pelos clientes do segmento automotivo. Eles podem ser mecânicos, revendedores ou até mesmo cliente final. O comum entre eles é a urgência, frequente, em receber os produtos.

Com o desabastecimento da indústria, causado pela pandemia, os estoques estão desfalcados. A dificuldade em conseguir as mercadorias ainda está grande e, com isso, o tempo de espera fica ainda mais apertado.

Ou seja, uma gestão logística eficiente é fundamental para atender esse perfil de público e mercado sem problemas e prejuízos. Sendo assim, alguns cuidados precisam de mais atenção.

Melhor transporte para o setor automotivo

Como a maioria dos e-commerce do setor automotivo comercializam peças de tamanhos pequeno e médio, dificilmente irá lotar um caminhão.

Assim, a opção que melhor atende é o transporte fracionado, sendo rápido e econômico.

Essa modalidade de transporte consiste no uso de um único veículo para a entrega de mercadorias de diferentes empresas. Nele, as rotas são otimizadas de maneira a realizar as entregas no menor tempo.

Em relação aos custos, são divididos entre todos os contratantes e cada um paga apenas pelo espaço ocupado no caminhão.

Embalagens para o transporte

Peças e acessórios automotivos possuem certa fragilidade. Dependendo, a avaria sofrida durante o transporte pode inutilizar a mercadoria, acarretando em prejuízo para a empresa transportadora.

Dentre outros cuidados de manuseio e movimento, a embalagem é o primeiro cuidado para proteger e preservar a mercadoria. O embarcador precisa se atentar a preparar a encomenda em uma embalagem adequada e de acordo com a sua fragilidade.

Mesmo que cada tipo de produto tenha embalagens com características específicas, algumas nem tão reforçadas, todas precisam ter boa capacidade de absorver impactos. Os matérias mais usados para isso são isopor e plástico bolha.

Um detalhe muito importante é conter na embalagem, de forma bem clara, a indicação de que se trata de um artigo automotivo e a sua fragilidade. Assim, o manuseio durante o transporte será ainda mais cuidadoso para não haver erros.

Segurança durante o transporte

Esse ponto é garantido pelo transportador e algo muito importante, não somente para a segurança das mercadorias, mas também de todos os envolvidos no trânsito.

A direção segura é uma obrigação para qualquer tipo de motorista. No transporte de cargas, essa habilidade é um meio eficaz de evitar avarias em mercadorias transportadas. Do contrário, muitos movimentos de aceleração e frenagem, por exemplo, irão causar impactos entre as mercadorias.

As peças automotivas não podem receber esses impactos constantes. Então, o cuidado no transporte envolve, principalmente, manter uma velocidade responsável.

O papel do parceiro logístico

Contratar um parceiro logístico ajuda muitos comércios eletrônicos a expandir suas operações. Inclusive, com serviços de armazenagem.

Ao escolher a transportadora, ela precisa estar atenta a todos os cuidados ditos acima e ainda mais, como rastreamento, atendimento a normas envolvidas e qualificação para lidar com itens frágeis.

Aqui, na MHLog, temos soluções logísticas que podem envolver desde o processo de armazenagem, dropshipping, preparação dos pedidos, etiquetagem, até o momento de transportar – de acordo com as necessidades de cada cliente.

Além de contarmos com uma equipe dedicada ao atendimento aos clientes do segmento e-commerce.

Entre em contato conosco e conheça melhor o que podemos fazer pelo seu e-commerce automotivo.