Os reais efeitos do monitoramento no transporte de cargas

O crescimento da demanda no transporte de cargas no último ano, com mais veículos circulando por todo o país, contribuiu para o aumento também dos roubos de caminhões e carretas. Somente no estado de São Paulo, no primeiro semestre de 2021 ocorreram mais 7,6% de roubos do que em 2020 – de acordo com o Boletim Econômico Tracker – FECAP.

Mesmo que a porcentagem seja pequena, na contabilização dos prejuízos que ela pode ter causado é um valor bem alto.

Esse número serve como alerta. Embora as ocorrências no transporte de cargas tenham chegado a diminuir em algum momento, como em 2019, a insegurança ainda existe e não dá para negligenciar os cuidados.

A melhor atitude para lidar com essa falta de segurança é o monitoramento em tempo real dos transportes de cargas.

Não entregar a mercadoria, por qualquer motivo, já é um grave problema. Agora, imagine não conseguir realizar a entrega ao cliente e ainda não ter noção de onde está o seu produto. Com certeza, haverá dor de cabeça seríssima para solucionar a situação, sem falar na queda de credibilidade e confiança perante ao cliente.

Se houver uma ocorrência de roubo, com o monitoramento o problema pode ser amenizado. Veja porquê:

Monitoramento para segurança e transparência

A transportadora que possui tecnologia de rastreio em tempo real pode garantir mais segurança ao cliente e, ainda, estabelecer uma comunicação rápida e transparente.

Ao acompanhar o trajeto dos veículos, qualquer ocorrência pode ser notada rapidamente e, dessa forma, atitudes são tomadas a tempo de o prejuízo ser ainda maior.

O reembolso que a empresa teria que fazer ao cliente, ao perder a carga, é evitado pelo rastreio que mostrará o local exato do veículo e da mercadoria.

Lógico, veículos rastreados não evitam 100% os roubos. O papel dele é possibilitar a solução de um sinistro sem grandes incômodos e prejuízos. Também, para que os seguros de transporte sejam acionados sem muita burocracia.

Monitoramento e maior confiança do cliente

Perder a mercadoria de um cliente quebra a confiança dele na empresa, não tem jeito. Então, contar com o monitoramento é uma maneira de fortalecer o laço de confiança.

Embora essa tecnologia não deva ser um diferencial para as empresas, ela é. Surpreendentemente, ainda há muitas empresas de transporte que não dão a devida importância ao monitoramento.

Assim, o monitoramento em tempo real acaba sendo um diferencial no momento de passar confiança ao cliente. Da mesma forma, gera confiança para a empresa contratada, que tem meios tecnológicos para resolver possíveis problemas, concluir a entrega e pode garantir segurança ao cliente.

São vários os sinistros que o transporte de carga pode ter de encarar. Mas, alguns, quanto maior o tempo para serem tomadas decisões, maior o prejuízo – como no caso de roubos de cargas.

Ao contratar um transportador, sempre verifique se há o monitoramento em tempo real.

Na MHLog, prezamos por essa tecnologia, via satélite, juntamente com os seguros transporte que temos. Assim, estamos atentos aos trajetos, mantemos uma comunicação em tempo real com o embarcador e, caso haja ocorrências, a nossa tomada de decisão é rápida e eficaz.