- 12 de agosto de 2022
- Publicado por: mhlog
- Categoria: E-commerce
Entramos, oficialmente, no segundo semestre do ano e vamos comentar sobre as oportunidades desse período para as vendas no e-commerce. Já trouxemos um calendário com as principais datas comemorativas que as lojas podem pegar um gancho e alavancar as vendas, confira aqui.
Dia dos Pais é neste fim de semana e, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, a expectativa é que mais de 100 milhões de brasileiros compraram ou ainda comprarão algo para a data.
Passada essa data, teremos comemorações que com certeza movimentarão o varejo físico e digital.
Lembrando que, por causa da inflação atual, o e-commerce vem sofrendo com o desequilíbrio entre o volume de vendas e receita. Este segundo semestre vem com uma ponta de alívio para regular isso.
Oportunidades com datas importantes
Mais para o final do ano, além das datas já consolidadas para o varejo, como a Black Friday e o Natal, teremos também outra que promete impactar positivamente o comércio. É a Copa do Mundo do Catar.
Essa data empolga o país inteiro e motiva as pessoas a procurarem por artigos comemorativos e voltados à tecnologia e conforto. Na última Copa do Mundo, em 2018, a busca por itens ligados à TV, sofás e outros artigos tecnológicos tiveram de cinco a três vezes mais procura no Google.
Artigos esportivos e de decoração temática também estão na lista dos produtos procurados para a data.
Neste ano, o início da Copa irá casar com o acontecimento da Black Friday. Se essa ultima data já é costumeira para os consumidores aproveitarem os descontos para comprar, as aquisições para a Copa do Mundo também deverão aproveitar a BF.
Para que o lojista consiga surfar essa onda, preparação!
Agora é o momento de ajustar a operação de vendas, atendimento e logística para aproveitar o fim do ano.
Preparação para a Black Friday e Copa do Mundo
Com certeza, uma parte das estratégias de vendas pensadas para a Black Friday terão que focar nos consumidores que buscam artigos para a Copa. Isso que dizer que ações voltadas para isso deverão entrar no ar em breve, com antecipação.
Claro, juntamente com as ações de divulgações, estratégias para caprichar nas entregas também são necessárias. Vise entregas com frete atrativo, ágeis e sem sinistros.
Segundo uma pesquisa Pinion Copa do Mundo – CMI, 61% dos brasileiros pretendem comprar algo para acompanhar os jogos.
41% – TV
42% – Camisa da seleção
31% – Artigos esportivos
A Copa terá início em 22 de novembro e a Black Friday será no dia 25. 47% pretendem fazer as compras com um mês de antecedência aos jogos. Ou seja, outubro e novembro serão os meses visados.
É essa a prova que a Black Friday terá um papel de destaque neste ano.
Ainda de acordo com a pesquisa, 5 em cada 10 brasileiros preferem comprar o que planejam na Black Friday e 23% preferem já estar com as compras feitas quando os jogos começarem.
Assim, antecipar as ações da Black Friday na loja é uma opção para atrair esses consumidores que presam pela antecedência. 81% dos consumidores se mostram favorável pela antecipação.
Adiantar as promoções será um diferencial neste segundo semestre.