- 5 de maio de 2022
- Publicado por: mhlog
- Categoria: A MHLog

“Serviços logísticos de qualidade é só para os grandes”, “tem que ter frota própria, transportadora é só dor de cabeça”. Quem nunca ouviu uma dessas frases? Elas são algumas das ideias errôneas sobre a logística que são tão disseminadas que acabam atrapalhando quem precisa dos serviços e não domina a área.
Para ajudar quem está começando a necessitar os serviços logísticos, trouxemos as principais mentiras contadas sobre a área. Confira.
Logística não é determinante para a conquista do cliente
O serviço logístico prestado e o cliente têm tudo a ver um com o outro. O produto pode ser extraordinário, o preço atraente. Mas, se a entrega for demorada ou houver problemas que dê dor de cabeça ao cliente, dificilmente haverá ele voltará fazer negócio.
O cumprimento de prazo e flexibilidade na entrega são fatores determinantes, pois sem eles o cliente pode ter prejuízos.
Não podemos esquecer que imprevistos podem acontecer e comprometer a entrega. Mais do que se precaver deles, o plano de ação para solucioná-los deve existir e ser seguido à risca.
Uma operação logística profissional e bem estruturada procura qualidade e excelência na prestação de serviço e isso inclui manter o cliente informado com transparência sobre sua entrega.
Cliente informado e entregas bem sucedidas são ingredientes certos para a receita da fidelização.
Ter frota própria é melhor
Para alguns perfis de negócio, essa ideia até é real. No entanto, um dos requisitos desse perfil é contar com um alto investimento inicial e constante – para manutenções preventivas, possíveis reparos, aquisição de novos veículos, etc.
Como esse não é o caso de muitos, principalmente de quem está começando, a contratação de serviços de transporte de mercadoria é a melhor opção. Pois, a transportadora cuida de tudo, tem muito mais qualidade a oferecer por ser especializada no serviço e já dispor de estrutura.
Um contrato com uma transportadora de confiança facilitará muito a vida de quem faz envios constantes.
As rotas são todas padronizadas
O processo que antecede a etapa do transporte propriamente dito é um ponto de atenção importante. Ao enviar mercadorias, elas não são apenas volume e despachadas sem planejamento.
Cada mercadoria tem um destino e, para chega até ele, rotas precisam ser traçadas. Isso é a chamada etapa de roteirização.
Engana-se quem pensa que nessa etapa apenas é traçado o percurso mais rápido até o destino.
A análise das vias mais adequadas, com segurança. Horários e locais com menos congestionamento de veículos. Restrições de veículos em alguns lugares. Estabelecimentos para abastecimento, socorro e descanso do profissional.
Tudo isso é levado em consideração e fazem grande diferença para um transporte bem sucedido.
Frete grátis é o segredo para conquistar clientes
Esse pensamento ocorre muito em lojistas do e-commerce. E ele não está completamente errado.
Ofertar frete grátis atrai mais os consumidores. Inclusive, de acordo com o Google, a buscas com o termo “frete grátis” triplicaram desde o início da pandemia.
Porém, o frete nunca é grátis e alguém sempre acaba pagando por ele. A gratuidade deve ser bem planejada para não gerar prejuízos à loja e muito menos à qualidade da entrega ao cliente.
Então, a correção dessa ideia está na importância do frete grátis estratégico e também na dica que é melhor demonstrar o valor da qualidade da entrega paga ao invés da ideia enganosa do frete grátis.
Transportadoras prestam serviço de qualidade apenas para grandes empresas
Esse pensamento é muito comum e totalmente equivocado. Médios e pequenos negócios também podem se beneficiar da operação logística terceirizada.
Basta pensar na oferta do transporte de carga fracionada. O cliente tem qualidade no serviço e consegue ratear os custos fixos do transporte com outras empresas.
Muitas vezes, o custo do frete será até mais baixo que o envio pelos Correios – a primeira opção considerada por quem necessita dos serviços de transporte de mercadoria. Ainda, haverá um monitoramento e um atendimento diferenciados e de maior qualidade.
As parcerias com transportadoras, sérias e comprometidas, também são acessíveis a todos os portes de empresa. Elas são firmadas de acordo com as necessidades e perfil de cada negócio.
Quer comprovar? Chame-nos no chat ao lado e converse com a nossa equipe profissional para conhecer como podemos ajudar o seu negócio.