Logística promocional: como funciona essa subárea da logística

Ações promocionais de encantamento e fidelização dos clientes são frequentes e precisam funcionar de forma impecável, para que cumpram seus objetivos. Estamos falando não só do funcionamento do marketing, mas também da operação logística necessária para que as campanhas sejam executadas. É nesse ponto que entra a importância da Logística Promocional, uma subárea da logística tradicional, voltada exclusivamente para dar suporte ao setor de Marketing.

Como funciona a logística promocional

Partimos do conceito de que a logística evolui, e segue nesse movimento, juntamente com os negócios. Hoje, vai além do operacional. É um fator estratégico para as marcas se destacarem no mercado.

Lembre-se que sucessos de vendas, reconhecimento de marca, experiência do cliente e fidelização estão diretamente ligados à logística do negócio. Desde o recebimento de matérias-primas e produtos, passando pelo armazenamento dessas mercadorias, até a entrega ao cliente final.

A Logística Promocional integra tudo isso de maneira focada nas ações desenvolvidas pelo Marketing. E para que as campanhas surtam o efeito planejado, a logística precisa ser altamente eficiente.

Imagine uma campanha promocional, com data certa para acontecer, divulgação sendo feita, e a entrega dos kits nos pontos de vendas atrasam por alta demanda no transporte no período. Todo planejamento feito vai por água abaixo.

Para isso não acontecer, a Logística Promocional trabalha em conjunto com a equipe de Marketing. Participa do planejamento e executa os processos necessários para o recebimento de materiais e distribuição dos kits nos pontos de vendas ou clientes.

Planejamento

O planejamento das ações promocionais é feito com antecedência. Dessa forma, com o operador acompanhando esse planejamento, ele pode prever qualquer problema relacionado ao recebimento, armazenamento e transporte e encontrar uma solução o mais breve possível.

Assim, sem surpresas desagradáveis no momento de executar os processos.

Armazenamento e embalagens

Os materiais necessários para as campanhas e os kits promocionais precisam ser armazenados com o maior cuidado para evitar avarias. Muitas vezes, essas mercadorias são adquiridas com bastante antecedência à data que acontecerá a ação, então, também devem ser acomodadas de maneira inteligente, que não prejudique a estrutura física da empresa.
As embalagens são itens de destaque. Precisam ser atraentes o bastante para encantar o destinatário e eficiente para proteger a integridade da mercadoria.

Assim, a etapa de montagens dos kits e preparação para o transporte não podem ter falhas. As orientações do Marketing, de como deve ser o kit, devem seguidas à risca. Isso exige maior cuidado e atenção para evitar avarias, erros, retrabalhos, atrasos ou outros problemas.

Para o momento do transporte, os kits montados são colocados em caixas maiores, de acordo com os destinos. Nelas, a proteção da mercadoria é reforçada.

Transporte

Antes de iniciar o transporte, tudo precisa estar alinhado para não haver atrasos. Notas Fiscais pagas, seguros ativos e, item muito importante, etiquetas corretas nas mercadorias.

O processo de etiquetagem nessa modalidade, que inclui caixas com vários destinatários, tem que ser feito com eficácia, sem erros. Ainda mais se tratando de ações promocionais com itens personalizados a cada destinatário.

Assim como na logística tradicional, tudo é acompanhado com a ajuda da tecnologia, o que aumenta a mitigação de erros. Assim, com a logística promocional, temos:

  • Planejamento logística e processos planejados com antecedência;
  • Cumprimento de prazos para não prejudicar as campanhas;
  • Sintonia entre os setores de Logística e Marketing;

Com uma Logística Promocional e processos bem estruturados em toda a cadeia de distribuição, a energia da empresa pode ser acrescentada na criação de ações ainda mais efetivas e encantadoras.

Não é uma área que demanda um alto investimento. Isso porque é possível terceirizar a operação, tornando mais viável a implementação da área estratégica.

Transportadoras contam com a experiência nos processos necessários, saberão agir mais rapidamente e eficácia para encontrar soluções, além de toda a infraestrutura física e operacional que possuem.

Dentre os benefícios de terceirizar, podemos destacar:

  • Pois os custos são por demandas de acordo com as campanhas;
  • Menos burocracia, já que a empresa contratada é responsável por todos os processos logísticos e suas obrigações legais;
  • Menos erros e mais eficiência.

É mais qualidade para que as ações promocionais tenham sucesso e os clientes fidelizados.

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