Logística para e-commerce: transportadora X Correios

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A expectativa de crescimento do segmento e-commerce já era grande nos últimos anos. Agora, com a pandemia do coronavírus o comportamento do consumidor está sendo afetado permanentemente. As pessoas estão tendo mais intimidade com o comprar online, o que impulsionou ainda mais o surgimento de lojas virtuais.

Vender na internet é relativamente simples, além de menos custoso do que uma loja física. No entanto, ter sucesso nas vendas não é tão fácil. Um dos pontos cruciais para isso é a logística do transporte das mercadorias. Afinal, se o seu cliente não ficar satisfeito com a entrega, ele não comprará novamente.

A gestão logística deve ser uma prioridade. Planejada com atenção e contar com parceiros comprometidos com a excelência nos serviços de transporte e entregas. Dê preferencia a fornecedores logísticos já consolidados no mercado.

Sendo assim, facilmente surge a dúvida: qual parceiro escolher?

As duas opções de operadores logísticos são os Correios e as transportadoras particulares. Por falta de informações mais completas, em primeiro momento, muitos optam por trabalhar com os Correios, pois acreditam que transportadoras irão elevar os custos de frete. O que não é a realidade.

Para facilitar a escolha entre os parceiros, preparamos um comparativo. Importante dizer que não estamos lhe dizendo que um é melhor que o outro, mas há características próprias de cada um que precisam ser levadas em consideração, além de valores.

TRANSPORTADORAS

  • Capacitadas para transportar grandes volumes.
  • Transportam qualquer tipo de material.
  • Não sofrem com paralisações dos serviços, então, mais garantia de cumprimento de prazos.
  • Cobertura flexível. Por exemplo, se você atende apenas uma região, a transportadora em alcance regional irá baratear os custos e agilizar a entrega.
  • Contratos de acordo com as suas remessas – quanto maiores e frequentes, mais barato. Podendo ser alterado conforme a necessidade.
  • Não há parametrização nos custos, cada transportadora tem a sua tabela de valores. Por haver discrepâncias, dê preferência ao parceiro que tenha mais transparência nos valores.
  • Utilizam tecnologias, que podem ser integradas à plataforma de e-commerce para cálculos de fretes e rastreio apresentados, previamente, ao cliente.
  • Podem oferecer soluções adicionais que agilizam a sua operação. Como separação de mercadorias, por exemplo.

CORREIOS

  • Há restrições de mercadorias transportadas. Por exemplo, tintas ou outros materiais químicos.
  • Regras para tamanho, peso, embalagem e prazos diferem entre regiões.
  • Greves e paralisações dos serviços ocorrem com certa frequência. O que afeta as entregas e gera muita dor de cabeça para você e para o seu cliente.
  • Alto alcance nacional, chegam até mesmo em cidades onde transportadoras não atuam.
  • Opções de contrato de fretes para pessoa jurídica, de acordo com o volume de remessas.
  • Peso da mercadoria, tempo de espera, preço e tipo do produto influenciam no valor final do frete.
  • Possui o Web Service, que quando integrado à plataforma de e-commerce, permite o cálculo do frete, previamente, ao cliente. No entanto, sofre com instabilidades, o que deixa a loja virtual sem retorno na ação de cálculo.

Avaliar as duas opções, principalmente, quanto às restrições de mercadorias e limitação de alcance, é de extrema importância para o sucesso na operação de vendas. Atente-se também às particularidades das suas mercadorias, se necessitam de um cuidado especial no transporte e certifique-se de que a empresa cumprirá isso.

A logística não é um problema, basta pesquisar e se informar com quem entende, antes de colocar as vendas em ação. Escolha sempre a opção que melhor te atende agora e que poderá continuar servindo no futuro.

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