Logística em e-commerce de móveis: diferencial competitivo

Os segmentos de móveis e casa & decoração estão dentre os que estão tendo um crescimento significativo, desde o ano passado. Lojas virtuais e, até mesmo, marketplaces voltados para a categoria disputam a preferência do consumidor com tradicionais lojas físicas do varejo. Manter-se competitivo nesse cenário é um desafio, mas que pode ser contornado com investimento em alguns diferenciais da empresa, como a logística.

Assim como em qualquer outro segmento, os clientes esperam encontrar frete e prazo atrativos e receber sua mercadoria sem problemas. Devido à particularidade dos produtos dos segmentos que estamos abordando, o frete e prazo são mais elevados, quando comparados com lojas de outros segmentos. Não sendo tão atrativos para o consumidor.

Para conseguir oferecer frete e prazo interessantes aos clientes, a logística precisa ser pensada estrategicamente, usar a tecnologia a favor e, assim, ter alta eficiência.

Alcançar esses requisitos na prática é uma tarefa e tanto. Mas, alguns pontos de atenção ajudam a nortear o desenvolvimento de uma logística que atenda a empresa de maneira a contribuir com o escalonamento desejado do negócio. Veja:

Capacidade operacional

O ponto de partida. Ou seja, nesta etapa é feito o mapeamento da demanda e da infraestrutura necessária para atendê-la, juntamente com os processos envolvidos.

A partir disso é possível saber se há capacidade operacional que dê conta, com qualidade, da demanda ou se é preciso investimentos para organizar melhor a operação. Então, geralmente, surge a dúvida entre investir em logística própria ou terceirizar. E, se terceirizar, se será a operação toda ou alguns processos.

Importante ter em mente que todas as etapas da operação logística de móveis e seus riscos precisam ser levados em consideração nessa escolha. Por exemplo, as de armazenagem e movimentação são complexas e, se mal executadas, podem expor os produtos a avarias. Muita atenção nesta parte.

Independentemente da escolha feita, se pela operação interna ou externa, a qualidade na execução tem que ser garantida.

Frota

Outro ponto crucial para ser analisado é a frota de transporte necessária para atender os envios. No setor de móveis e decoração há itens desde os mais volumosos até os com pequeno volume. Então, precisa-se de uma variedade nos modelos de veículos da frota.

Além disso, também há casos em que o endereço de destino possui restrição em relação a veículos pesados e a entrega precisa ser adaptada em outro veículo. Ou seja, a frota necessita ser flexível.

Possuir uma frota variada é um alto custo e, normalmente, inviável para pequenas e médias lojas virtuais. Por isso, contratar uma empresa de logística muitas vezes é a melhor solução, uma vez que ela já tem frota adequada para atender as diferentes demandas.

Terceirizar a logística de móveis dá problemas?

Se escolher um bom parceiro logístico, não terá problemas. A terceirização da logística é uma tendência no segmento de móveis e decoração, pois ter estrutura para operar toda a logística internamente exige altos investimentos.

Então, muitos comerciantes optam por terceirizar as etapas que a própria empresa não está conseguindo realizar com eficiência. Também, pode-se terceirizar toda a operação. Sendo assim, a empresa logística fica encarregada de executar desde a armazenagem das mercadorias até a entrega realizada, incluindo o rastreamento e comunicação com o cliente destinatário.

As chances de haver problemas com os pedidos, quando profissionais especializados assumem a operação, são bem mais baixas. Desde que, claro, a empresa contratada tenha experiência no ramo e seja confiável. Dessa forma, a terceirização trará mais qualidade e segurança tanto para a empresa quanto para seus clientes.

Com terceirização ou não, o foco é implementar uma operação logística estratégica e com melhorias contínuas. Com isso, a empresa poderá explorar melhores condições de entrega aos clientes e ter isso como um aliado na competitividade do mercado.

 

Na MHLog, possuímos soluções logísticas voltadas especialmente para o segmento de e-commerce e experiência com empresas de móveis e decoração. Entre em contato conosco, vamos lhe ajudar!