- 29 de dezembro de 2021
- Publicado por: mhlog
- Categoria: A MHLog
Depois de dois anos pautados no receio e nas incertezas, uma dose de renovação de esperança em que tudo vai dar certo faz bem a qualquer um.
Vimos tantos empreendedores perdendo seus negócios, outros tendo que se reinventar para continuar lutando e a verdade é que todos mudamos um pouco nos últimos anos. Por exemplo, vimos que, mesmo com um planejamento impecável, existem coisas que fogem do nosso controle e nos obrigam a deixar todo esse planejamento de lado.
Como manter uma mente positiva para continuar produzindo e investindo no seu negócio dentro de um cenário tão instável?
Aproveitamos que um novo ano está chegando para pensar sobre isso. Também, encontramos alguns livros com conteúdo inspirador para os empresários e empreendedores que podem ajudar a voltar a ter esperança e, assim, atitudes positivas.
Veja quais são eles:
Em busca de sentido – Viktor Frankl
Esse livro, para muitos, pode ser uma releitura. É um livro antigo, bem famoso. Mas, apostamos que a leitura, após os últimos anos, será diferente.
O livro fala sobre deixar a mente fluir, imaginar, e se conectar com o que faz sentido para si. Isso serve como um propósito para tornar a mente positiva e produtiva.
Com o que passamos, o planejar e produzir estão sendo considerados de maneira diferente. Precisamos estar bem com o que somos e fazemos, sem excessos e total controle. Afinal, existem fatores que mudam a nossa forma de produzir rapidamente e sem termos escolha.
Viktor foi prisioneiro do campo de concentração de Austin e, no livro, relata as dificuldades que viveu e como ele e outros sobreviventes conseguiram encontrar um sentido para viver, mesmo após todo o sofrimento.
Impossível: Como descobrir oportunidades incríveis para criar transformações na vida, nos negócios e no mundo – Alex Bonifácio
Você já resolveu algum grande problema de forma inusitada? É sobre isso que o livro fala.
O autor reúne relatos de pessoas que conseguiram superar desafios impostos a eles considerados impossíveis de serem solucionados. O melhor é que fizeram isso utilizando recursos e alternativas já disponíveis, mas que ninguém cogitaria usar.
A partir dessas histórias, o livro mostra um método para inovar e resolver problemas difíceis usando o que há de disponível e que pode acabar passando despercebido.
O catador de sonhos – Geraldo Rufino
Geraldo foi o fundador da JR Diesel, uma das maiores empresas de reciclagem de peças de caminhão no Brasil. Mas, antes disso, trabalhou como catador de latinhas, abriu alguns negócios e quebrou algumas outras vezes.
No livro, ele conta como o otimismo, a determinação e a superação foram essenciais para que conseguisse chegar até a JR Diesel e faturar cerca de R$50 milhões por ano.
A história de vida dele nos inspira a enxergar oportunidades onde parece não existir nenhuma, a manter a mente positiva, a ter credibilidade inabalável e ser verdadeiramente feliz ao conhecer o amor ao próximo.
Clovis Tramontina, paixão, força e coragem
A vida de um dos maiores e mais inspiradores empresários brasileiros virou livro. Neto do Valentin, fundador da Tramontina, levou a empresa da família a outro patamar.
De uma empresa pequena, situada em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, a Tramontina expandiu a ponte de estar presente em mais de 100 países e contar com mais de 22mil produtos diferentes em seu portfólio.
Clovis dirigiu a empresa da sua família por 3 décadas e irá deixar a presidência em 2022. Antes disso, era apenas um garoto com muito espírito empreendedor.
Iniciou sua vida profissional quando bem jovem. Chegou a fundar um circo, que fazia muito sucesso em Carlos Barbosa. Aos 25 anos, foi trabalhar com o avô Valentin na empresa. Sempre mirando o alto.
“Eu me preparei para isso”, disse Clovis sobre ter entrado na empresa já com o objetivo de assumir a presidência.
De personalidade peculiar, o livro relata vários episódios da vida de Clovis. Um curioso é sobre a mania que ele tem de reparar na cozinha das casas dos amigos. Jogava tudo o que era de marcas concorrentes no lixo. No dia seguinte, enviada todos os itens novos, da Tramontina.
Além do lado empresário, também é contado sobre seu lado esportista – pratica futsal desde menino e fundou o ACBF, clube multicampeão brasileiro e mundial, e sua força de superação. Clovis é portador de esclerose múltipla desde os 25 anos de idade e superou muitas limitações causadas pela doença para conseguir trabalhar e liderar a gigante que é a marca Tramontina.
Esperamos que essas histórias te inspirem também. Boa leitura!