Insights para a logística no varejo eletrônico em 2022

Neste ano, o varejo eletrônico, cresceu 57% apenas no primeiro semestre, de acordo com a Neotrust. Em 2022, a progressão deve se manter. Afinal, o comportamento do consumidor está mais ligado com as compras digitais e a tendência é que passem a comprar mais pela internet.

Mas, nem tudo são e serão flores. Há alguns sinais que nos alertam que no próximo ano, também serão mantidos cenários incertos e desafios.

A alta dos preços, principalmente nos artigos de necessidade básica, está fazendo com que os consumidores revejam suas prioridades de consumo. Isso interrompe a recuperação que vem tendo o setor.

Lembrando que ano que vem temos eleições, o que só aumenta as incertezas e posterga os crescimentos.

Mesmo assim, podemos dizer que há uma visão futura positiva para o varejo. Os consumidores não deixarão a facilidade em comprar online de lado.

Aliás, dentro desse cenário, podemos destacar alguns itens que se manterão ou entrarão para as tendências de consumo de 2022.

Categorias de produtos com boas expectativas

  1. Eletrônicos
  2. Telefonia
  3. Moda e assessórios
  4. Eletrodomésticos
  5. Alimentos e bebidas

Nas categorias, o que podemos perceber de mudança em relação aos anos anteriores é o aparecimento de alimentos e bebidas nas categorias mais buscadas. Antes, esses artigos eram comprados apenas nos supermercados físicos. Dado que reforça que o hábito em comprar online já está enraizado em muitas pessoas, os lojistas devem aproveitar cada vez mais esse comportamento.

Mas, e a logística para dar conta das entregas, como será?

 

Logística de entregas em 2022

O processo de entregas é um desafio constante. O estudo Market Review: tendências do e-commerce para 2022 mostrou que 94% de consumidores entrevistados já desistiram de uma compra online pelo frete ser alto e 78% pelo prazo de entrega ser longo.

Para lidar com as dificuldades, ficar de olho nas tendências de possíveis otimizações na operação logística:

Blockchain – ferramenta que simplifica a troca de informações entre empresas. Todos os envolvidos na distribuição de uma mercadoria têm acesso ao mesmo ambiente e mesmos dados. Diminuindo tempo de processo, nas trocas de documentos, e informações erradas ou perdidas.

Logística compartilhada – serviços de armazenagem ou transporte prestados por um operador logística de forma compartilhada entre empresas com o mesmo perfil logístico.

Esse modelo contribui para o máximo aproveitamento da frota, redução de custos e ganho de eficiência nos processos.

Por exemplo, um único veículo faz a distribuição das mercadorias da empresa A e, ao mesmo tempo, coleta materiais da empresa B.

Valores ESG na logística

Outra tendência na logística está ligada aos valores ESG – Environmental, Social e Governance. Trata-se da inclusão de melhorias no processo logístico pautadas no ideal tratamento de materiais e resíduos e menos danos ao meio ambiente. Podemos citar algumas das medidas que mais estão sendo implantadas:

  • Inovações sustentáveis
  • Logística reversa
  • Diminuição de emissão de gases poluentes
  • Redução de desperdício

Além de isso ser uma tendência movida por políticas públicas e regulamentações que precisam ser atendidas pelos setores, ao olhar dos consumidores, as medidas tomadas são decisivas para suas escolhas ao fazer transações.

Reinvente e adapte a logística para acompanhar a competitividade no mercado. Vamos juntos em 2022? Entre em contato com a nossa equipe e conheça detalhadamente nossos serviços de armazenagem e transporte.