Impressão 3D na logística: como usar

A logística está se beneficiando cada vez mais da tecnologia. Já ouviu falar que o investimento em implantar a impressão 3D pode gerar qualidade, economia e transformar a logística de varejistas em uma vantagem competitiva?

Isso mesmo! E não é de hoje que muitas empresas chegaram a essa constatação. Nos últimos cinco anos, o mercado de impressão 3D vem crescendo exponencialmente. A estimativa é que valorize até 550 bilhões de dólares até 2025, segundo um estudo realizado pela consultoria McKinsey.

E nas suas diversas possibilidades de aplicação, em áreas diferentes, é que a tecnologia se apresenta como aliada à operação logística das empresas.

Muitos negócios já fazem isso e o acesso a essa estratégia, tendencialmente, irá ficar cada vez mais ao alcance de todos os tipos de empresas.

Para se ter ideia, um estudo realizado em 2018, pela Gartner, apontou que 38% das operações supply chain já usavam a impressão 3D. Quase metade das empresas que não implantaram essa área (47%) afirmaram que estava nos planos para os próximos anos.

Efeitos da impressão 3D na logística

Basicamente, uma impressora 3D é a mesma coisa que uma impressora comum. Ambas leem um arquivo digital e reproduzem aquilo. A diferença é que a 3D, ao invés de tinta, utiliza materiais que formam objetos reais – tridimensional.

Podem ser usados plástico, metal, cerâmica, fibra de carbono, resinas, biomateriais e outros. Em filamentos, esses materiais são sobrepostos para dar forma ao que se deseja.

As possibilidades que isso abre são incontáveis. É possível imprimir desde objetos pequenos até peças industriais e complexas. Tanto que diversos mercados utilizam, como por exemplo o de medicina, automotivo e construção.

Um exemplo dos benefícios disso é a produção de itens, que viriam de um fornecedor e levaria dias para chegar, ser internalizada com o uso da impressão 3D.

Outro é na gestão de estoque. Sempre falamos em otimização de estoque, pois, sabemos como uma armazenagem com mercadorias excedentes pode prejudicar a lucratividade das empresas. Assim, a impressão 3D entra para dispensar a estocagem de peças que podem ser produzidas na própria empresa e sob demanda. Afinal, só será feita a produção quando houver a necessidade.

Além disso, se o modelo de negócio permitir, o sob demanda pode ser eficaz também para personalizações – algo que cativa os clientes.

Outro ponto vantajoso está nos fretes. Depender apenas do tempo e custo das suas operações agiliza o envio dos produtos para o transporte, que, consequentemente, terá um prazo bem mais rápido e será mais financeiramente atrativo – algo que cativa ainda mais os clientes.

Há também a possibilidade de produção de produtos semiacabados ou finais em diferentes pontos de distribuição que podem estar próximos aos clientes – diminuindo a distância da entrega.

A multinacional ID Logistics divulgou que, em 2020, implantou o processo de impressão 3D para a produção de peças utilizadas diariamente em suas operações e a economia que isso gerou chegou a 125%.

É notório que o uso da impressão 3D vem ganhando espaço porque realmente beneficia os processos e, ainda, contribui para fatores decisivos para a satisfação dos clientes.

E ainda tem mais um benefício muito relevante. Aumenta a sustentabilidade das operações, já que o desperdício de materiais é praticamente nulo.

A impressão 3D não é o futuro da logística 4.0, é o presente.