- 25 de agosto de 2020
- Publicado por: Az De Paus
- Categoria: Dicas Gerais

A paralisação dos serviços dos Correios, por tempo indeterminado, anunciada no último dia 17, está afetando pequenos e médios negócios em todo o país. Hoje, com as restrições ao comércio físico, devido à pandemia, muitos negócios passaram a depender das vendas online e podem ter suas entregas prejudicadas.
De acordo com o Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 70% das lojas online, de pequeno porte, tem suas entregas realizadas pelos Correios. Acrescente a isso, que vários empreendedores estão se arriscando nas vendas pela internet pela primeira vez.
Com certeza, esse cenário deixou muitos de cabeça quente, sem saber como agir neste momento, sem arcar com grandes prejuízos.
Todos sabemos que uma entrega feita após o prazo ou que tenha outros problemas, compromete toda a experiência do consumidor com a loja.
A greve dos Correios não é uma situação que podemos prever com antecedência. Mas, saber o que fazer para garantir que as entregas cheguem aos clientes no tempo certo, independentemente da situação, faz toda a diferença para superá-la de forma saudável.
Por isso, sanamos algumas dúvidas recorrentes dos fornecedores em situações como a atual. Confira:
Responsabilidade
A responsabilidade pela paralisação dos serviços dos Correios não é das empresas. Mas, o cumprimento do prazo de entrega prometido ao cliente é de inteira responsabilidade do fornecedor.
Assim, a loja precisa ser ágil e buscar uma alternativa para realizar as entregas, sem descumprir os prazos.
A greve não deve prejudicar o consumidor. A relação de consumo é entre loja e cliente, a relação com os Correios é função apenas da empresa. Caso o cliente seja prejudicado pelo atraso na entrega, ele pode, até mesmo, acionar o Procon.
Assumir a responsabilidade com os clientes e agir o mais rápido possível é a melhor decisão.
Custos
Ao buscar as formas alternativas de entrega, custos extras aparecerão. Mas, são gastos necessários, afinal, o importante é não atrasar as entregas.
No entanto, esses custos não planejados, não podem ser repassados para o cliente. Novamente, o cliente não pode ser prejudicado pela situação entre a loja e seu parceiro logístico.
Depois, no momento oportuno, a empresa pode solicitar aos Correios o ressarcimento desses custos.
Prazos perdidos
O não cumprimento dos prazos de entrega é passível de indenizações. Uma vez, que faz parte de todo o acordado no momento da compra, que conforme o Código de Defesa do Consumidor deve ser cumprido integralmente pelo fornecedor.
Geralmente, o consumidor escolhe entre opções de entregas, com valores e prazos diferentes. Há também as chamadas entregas express, que as pessoas pagam mais do que nas entregas tradicionais e têm suas compras entregues rapidamente. Isso precisa continuar sendo cumprido, mesmo sem os serviços dos Correios.
Dependendo do prejuízo que o cliente teve, como com entregas de medicamentos, por exemplo, ele tem o direito de buscar a Justiça para ser indenizado. E quem indenizará, será quem vendeu. Então, o prejuízo é menor ao encontrar outros meios para realizar a entrega dentro do acordado.
Negociação
Diante da situação que pode ser caótica para alguns, tentar a negociação com o cliente é fundamental. A empresa deve entrar em contato com ele, explicar a situação e negociar um novo prazo de entrega. Também, pode oferecer algum benefício a mais, como forma de reparação pelo descumprimento do que foi acordado na compra.
No entanto, é preciso ter em mente que o cliente pode negar a negociação e pedir o cancelamento. De acordo com o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor, ele pode pedir o cancelamento da compra, devido ao atraso na entrega, e solicitar a devolução do valor pago.
Encomendas paradas nos Correios
A paralisação aconteceu e as encomendas já estavam com os Correios? Primeiro passo é verificar junto a eles se há previsão de entrega. Em caso de negativa ou se o prazo for muito além do prometido ao cliente, a entrega tem que ser feita por meios alternativos.
Novamente, o cumprimento do prazo de entrega deve ser respeitado. Depois, conforme o contrato com os Correios, peça a reparação pelos prejuízos.
Transportadoras
A alternativa que melhor substitui os Correios é o serviço de transportadoras. Elas trabalham com abrangência nacional, transportam diversos tipos e tamanhos de mercadorias e, ainda, contam com serviços de entregas dedicadas, que atendem a urgência de prazos apertados.
Além disso, ao contrário do que muitos pensam, os serviços de transportadoras não demandam custos exorbitantes. Muitas vezes, inclusive, são mais viáveis.
Contate a nossa equipe pelo chat ao lado, podemos te ajudar a não ter suas entregas prejudicadas.