- 20 de julho de 2021
- Publicado por: mhlog
- Categoria: Logística

Dinamismo e agilidade são termos regentes na logística de qualquer empresa. Com a mudança no mercado e no comportamento dos consumidores, esses critérios ficaram ainda mais evidência para manter a competitividade do negócio. Então, a flexibilidade logística surgiu como tendência para possibilitar a otimização desses fatores.
A metodologia da flexibilidade logística envolve adoção de métodos que tornem os processos facilmente adaptáveis às oscilações e mudanças nos padrões de mercado. Quanto mais maleável, mais rapidamente a operação responderá positivamente diante de alterações.
O que se espera da logística
Hoje, temos uma infinidade de mercadorias rodando o mundo e sendo entregues diariamente. As demandas mudam em curtos períodos de tempos. Atuar com processos rigidamente padronizados não cabe mais.
Operações engessadas não respondem mais à necessidade do mercado atual. Ao contrário, dessa forma, a operação tenderá a ser lenta e custosa.
Assim, o que se espera da logística, atualmente, são serviços com sistemas flexíveis que englobem a otimização:
- Dos níveis de serviços
- Da gestão do estoque
- Da frota
- Do transporte
- Da comunicação
A flexibilização impacta positivamente
O objetivo final da remodelagem dos processos de uma empresa sempre será a satisfação e retenção de clientes.
Reavaliar e flexibilizar esses sistemas impacta positivamente na competitividade da empresa e permite que as entregas vão além do cumprimento do prazo. Entregas das mercadorias em perfeitas condições, no momento adequado e com cordialidade proporcionam experiências e cativam o cliente final.
A flexibilidade na cadeia e, principalmente, nos elos entre as etapas dos processos, foca exatamente no objetivo final.
Implementação
Antes de falar efetivamente dos pontos para a implementação da flexibilidade é importante mencionar que o sentido de “flexibilização” se refere à adaptação. Não significa uma operação que age na base do improviso.
Além disso, a adaptação varia de acordo com a atuação de cada negócio. Existem inúmeras maneiras de flexibilizar processos, o que irá orientar essa tarefa é a realidade da empresa.
Porém, não dificilmente, mudanças irão passar pelas áreas fundamentais para a operação do negócio:
Mix de produtos
Uma boa loja, hoje, é a que possui o produto de necessidade do consumidor, mas também oferece outros produtos que são de desejo e que complementam a experiência final. Percebeu? São produtos de necessidade agregados com os de desejo.
A variedade em opções de modelos e customização são chaves para se manter no mercado.
No entanto, oferecer mais produtos, impacta na gestão de estoque, armazenagem, nos processos de separação e embalagem e na distribuição deles.
Estoque e armazenagem
Buscar um layout de armazém que aproveite os espaços e, ao mesmo tempo, permita que a tarefa de localização e separação dos produtos seja feita sem dificuldades e sem erros. Também, que tenha um controle inteligente, para informações sobre o estoque sejam atualizadas.
Modais e frotas
Como as demandas do mercado se diversificaram muito, há diversas opções de modalidades e empresas de entregas, que utilizam desde bicicletas até os grandes modais.
Isso é reflexo da demanda por entregas rápidas, de qualidades e de infinitos tipos de produtos.
Os transportes na modalidade fracionado também é um exemplo para atender a diversidade que há. A busca por esse tipo de entrega cresceu no último ano, principalmente pelo surgimento de novas lojas online, que possuem remessas pequenas e para várias partes do país.
O foco da flexibilização aqui é dar ritmo à operação, com dinamismo e sem esperas.
Tecnologia
Muitas ferramentas tecnológicas estão disponíveis no mercado e já sendo usadas para agilizar os processos. O dia a dia precisa de respostas e ações rápidas, então, a ajuda da tecnologia para isso é bem-vinda.
Softwares ERP, coletores de dados, leitores de códigos de barras e comunicação EDI são alguns exemplos, menos custosos, para tornar a operação logística em uma atuação simples, prática, transparente e eficaz.
Em resumo, não há modelo pronto de flexibilidade logística. Cada empresa a fará da melhor forma para gerar retornos positivos – ou seja, permitir maior produtividade e competitividade ao negócio.
No momento de escolher um parceiro logístico, atenção se ele possui um ambiente favorável que atenderá à flexibilidade da operação do negócio.