- 29 de julho de 2022
- Publicado por: mhlog
- Categoria: Dicas Gerais, E-commerce
O Dia dos Pais é uma data já consolidada como boa para o comércio, assim como o Dia das Mães. Sua loja está atenta às vendas para essa ocasião? Datas assim, com apelo emocional, precisam de máxima eficiência nas entregas.
Há alguns anos, o Dia dos Pais vem rendendo bons números no que diz respeito ao faturamento das lojas com vendas de artigos para presente.
Em 2020, em meio à pandemia e lockdown, o faturamento, somente no e-commerce, alcançou os R$3,5 bilhões -de acordo com pesquisa da NielsenQ Ebit. Já em 2021, ocorreu o maior faturamento da história da data com o e-commerce. Foram mais de R$6 bilhões
A expectativa para este ano não está muito abaixo desses números. Para aproveitar o embalo da data é preciso atenção no ponto determinante para o cliente comprar em sua loja e ser fidelizado com satisfação: o frete.
Sempre precisamos lembrar que a maior parte dos carrinhos abandonados é devido ao frete ser caro ou com um prazo longo – ou, até mesmo, ambos.
Considerando o cenário que estamos, com reflexo de seguidas altas nos custos com combustíveis e manutenção de frota, somente quem tem uma operação logística estruturada e estratégica consegue ofertar um frete mais atraente ao consumidor.
Mas, todos podem aderir algumas estratégias de “emergência”.
Revise e otimize a operação
O primeiro passo para se preparar para datas com alto movimento, como o Dia dos Pais, é revisar os processos da operação. Com isso é possível identificar tarefas que podem ser otimizadas e serem feitas em menos tempo.
O tempo entre o recebimento do pedido até o despacho para o transporte deve ser o menor possível.
Por exemplo, NFs e Declarações de Conteúdo podem ser emitidas rapidamente com o uso de um software. O estoque também pode ser otimizado movendo produtos quentes para a data para locais com fácil acesso.
As embalagens são outro ponto que pode ser agilizado. Deixe-as pré-prontas. Assim, no momento de embalar para o despacho, o tempo será menor do que montar do zero.
Escolha com estratégia o fornecedor logístico e diversifique
Além de ofertar boas condições de custo com o frete, o transportador contratado precisa ser confiável. Cumprir o prazo prometido e proporcionar entrega com qualidade, sem erros, é o primordial.
Isso inclui a transparência na configuração dos custos, a localização dos pontos para coleta ou despachos, se há rastreio em tempo real e seguros.
Outro ponto é preferir trabalhar com transportadoras que já atendem diversas regiões. Assim, fica mais fácil se beneficiar os envios fracionados – com menos custo e menos tempo de trânsito.
A MHLog opera perenemente em todas as regiões do país. Entre em contato e veja como podemos encaixar as suas entregas.