- 24 de janeiro de 2022
- Publicado por: mhlog
- Categoria: A MHLog, Logística
A tecnologia, na logística, é fator essencial para gerenciar os processos de forma eficaz e otimizar a troca de informações – vivemos a logística 4.0. Mas, isso não substitui a interação humanizada. Principalmente, quando falamos sobre a boa relação com os clientes e a satisfação deles.
As operações em nossa operação são diversas e cada uma com sua complexidade e cuidados. São várias etapas – recebimento, preparo do transporte, rotas, acompanhamento de entregas, custos, resolução de problemas etc – que são beneficiadas pelos softwares, mas só eles não bastam.
O trabalho para que tudo funcione corretamente é constante e feito por pessoas.
De que adianta um transportador dispor de tecnologia de ponta, altamente eficiente, se quando um cliente precisa de auxílio e não consegue ou leva muito tempo para conseguir conversar com alguém real e não um robô?
Os contatos automatizados têm os seus benefícios e precisam existir. Mas, o público também precisa conseguir falar com alguém da equipe – pronta para atende-lo e fornecer o que necessita.
A equipe de atendimento está sempre atenta aos processos, com a ajuda dos softwares que usamos. Assim, está preparada para solucionar as questões dos clientes.
O atendimento humanizado na logística é, por exemplo, comunicar ao cliente sobre algum imprevisto antes dele tomar conhecimento por conta própria. E mais, já apresentando as medidas tomadas para solucionar o problema.
Ele começa desde o início da relação transportadora – cliente. Entender a operação do cliente, as suas necessidades, identificar os gargalos nos processos para, então, orientar as soluções adequadas que agregaram à operação dele.
Essa tarefa só é feita com êxito quando realizado por uma pessoa. Robôs não possuem a profundidade que o contato entre pessoas tem.
No decorrer dos serviços, os meios de contato facilmente permitem que o cliente mantenha esse tipo de atendimento. Por exemplo, nós temos um atendimento dedicado aos nossos clientes do segmento e-commerce, que demandam uma necessidade maior de informações sobre suas entregas.
Aliar a tecnologia e o contato humanizado na logística é buscar eficiência e transparência que elevam a qualidade da prestação do serviço e todos só têm a obter vantagens disso – resultados e clientes eficientes.