O que esperar de um Centro de Distribuição terceirizado

A logística representa grande parte do custo operacional de lojas virtuais, grandes ou pequenas. Dentre essa parcela, a maior parte é abocanhada pela necessidade de armazenamento das mercadorias – cerca de 20%, de acordo com a Fundação Dom Cabral. Isso é um dos motivos da busca por terceirização de armazenagem e centros logísticos.

Pequenos e novos negócios, em primeiro momento, viabilizam todos os processos logísticos internamente. Porém, com o crescimento da empresa, a gestão da operação precisa ser revisada, para verificar-se a viabilidade e custos da logística interna.

É nesse ponto que, a maioria das empresas, enxergam a necessidade de aumentar a capacidade de operação. Como fazer isso demanda altos investimentos e poucos dispõem de verba, a saída inteligente é firmar parcerias com empresas logísticas.

Terceirizar frotas e demais serviços da gestão logística são as primeiras ações tomadas para amenizar custos.

No entanto, terceirizar serviços logísticos é mais do que otimizar custos. É também buscar diferenciar-se competitivamente no mercado.

Os centros de distribuição são um bom exemplo de terceirização logística que, além de reduzir custos, fornece mais agilidade e produtividade para as entregas. Fatores que impactam diretamente para uma maior satisfação dos clientes.

Conheça mais sobre os centros de distribuição. Quem sabe sua empresa não possa se beneficiar dessa terceirização estratégica?

Centro de distribuição e armazenagem

Embora esses dois termos sejam usados como sinônimos. Na prática, são serviços diferentes. Quer dizer, incluem etapas logísticas diferentes.

Se uma empresa tem a necessidade de um local, apenas, para estocar suas matérias-primas e mercadorias – normalmente, por um prazo longo, a contratação do serviço de armazenagem é o bastante. Com ele, as mercadorias serão armazenadas, de forma segura, e movimentadas apenas quando necessário.

Contratar um CD é para empresa que precisam de estoque para mercadorias de giro rápido. Ou seja, elas não ficam armazenadas por muito tempo.

É muito usado por varejistas e comércio eletrônico – principalmente, na modalidade dropshipping.

No CD, vários serviços logísticos estão inclusos, além da armazenagem. Um eficiente fará toda a gestão de entregas e transporte. Ou seja, o contratado será responsável pelo recebimento, entrada, armazenagem, movimentação, picking, packing, embalagem, expedição e transporte rastreado.

Fazer todos esses processos internamente, em grandes remessas, toma muito tempo até atingir a eficiência adequada. Terceirizando, a empresa tem à disposição todo o know how e estrutura do parceiro logístico para realizar a gestão.

Assim, as etapas são realizadas mais rapidamente e com menos erros. É um tempo valioso que a empresa ganha para focar na sua estratégia de negócio.

Em resumo, podemos elencar os seguintes benefícios:

  • Redução de custos com local físico, despesas fixas, profissionais e equipamentos;
  • Redução da demora na expedição de entregas;
  • Redução de gargalos no estoque.

Centro de distribuição como diferencial competitivo

Os centros de distribuição também são uma estratégia para expansão das operações das empresas.

Por exemplo, imagine uma loja localizada no Rio Grande do Sul. Dentre seus clientes e potenciais clientes, há uma grande parcela localizada nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

O custo do frete para enviar a esses clientes, devido à localização longe do estoque da loja, não será tão baixo. O que pode ser um obstáculo para os consumidores e responsável por vendas perdidas.

Mas, ao mesmo tempo, não dá para abrir mão de um segmento de cliente que pode ser promissor. Então, a solução é contratar um centro de distribuição em localização estratégica para atender a esses públicos.

Então, a loja contratou um parceiro logístico no Paraná. Além de ser mais próximo das outras regiões, o volume de envios partindo desse estado é maior que no RS, possibilitando o aproveitamento do transporte fracionado.

Dessa forma, os envios terão custos e prazos menores.

Percebeu? Além de ter os benefícios operacionais de um centro de distribuição, essa estratégia também coloca a empresa de igual com os concorrentes e aproxima dos clientes – aumentando as chances de atração e fidelização.

 

A MHLog oferece todos os serviços logísticos, desde o recebimento até a expedição de mercadorias. Fale conosco para juntos, estudarmos uma solução para o seu negócio.