- 26 de junho de 2020
- Publicado por: Az De Paus
- Categoria: E-commerce, Logística
Ano passado, foi o mais expressivo no crescimento do setor de e-commerce. O que já tinha sido bom em 2020, com as restrições devido à pandemia, foi ainda melhor em 2021 com uma alta de 35,36% nas vendas – de acordo com dados do Índice Movimento Compre e Confie-ENET.
A migração dos consumidores para as compras online aconteceu plenamente e nós vimos isso pela movimentação da logística para atender essa demanda.
Cada vez mais, comerciantes da internet precisam buscar os serviços de entrega confiáveis e que agreguem na fidelização dos seus clientes.
Afinal, se o seu cliente não ficar satisfeito com a entrega, ele não comprará novamente.
A gestão logística deve ser uma prioridade. Planejada com atenção e contar com parceiros comprometidos com a excelência nos serviços de transporte e entregas. Dê preferencia a fornecedores logísticos já consolidados no mercado.
Sendo assim, facilmente surge a dúvida: qual parceiro escolher?
As duas opções de operadores logísticos são os Correios e as transportadoras particulares. Por falta de informações mais completas, em primeiro momento, muitos optam por trabalhar com os Correios, pois acreditam que transportadoras irão elevar os custos de frete. O que não é a realidade.
Para facilitar a escolha entre os parceiros, preparamos um comparativo. Importante dizer que não estamos lhe dizendo que um é melhor que o outro, mas há características próprias de cada um que precisam ser levadas em consideração, além de valores.
TRANSPORTADORAS
- Capacitadas para transportar grandes volumes.
- Transportam qualquer tipo de material.
- Não sofrem com paralisações dos serviços, então, mais garantia de cumprimento de prazos.
- Cobertura flexível. Por exemplo, se você atende apenas uma região, a transportadora em alcance regional irá baratear os custos e agilizar a entrega.
- Contratos de acordo com as suas remessas – quanto maiores e frequentes, mais barato. Podendo ser alterado conforme a necessidade.
- Não há parametrização nos custos, cada transportadora tem a sua tabela de valores. Por haver discrepâncias, dê preferência ao parceiro que tenha mais transparência nos valores.
- Utilizam tecnologias, que podem ser integradas à plataforma de e-commerce para cálculos de fretes e rastreio apresentados, previamente, ao cliente.
- Podem oferecer soluções adicionais que agilizam a sua operação. Como separação de mercadorias, por exemplo.
CORREIOS
- Há restrições de mercadorias transportadas. Por exemplo, tintas ou outros materiais químicos.
- Regras para tamanho, peso, embalagem e prazos diferem entre regiões.
- Greves e paralisações dos serviços ocorrem com certa frequência. O que afeta as entregas e gera muita dor de cabeça para você e para o seu cliente.
- Alto alcance nacional, chegam até mesmo em cidades onde transportadoras não atuam.
- Opções de contrato de fretes para pessoa jurídica, de acordo com o volume de remessas.
- Peso da mercadoria, tempo de espera, preço e tipo do produto influenciam no valor final do frete.
- Possui o Web Service, que quando integrado à plataforma de e-commerce, permite o cálculo do frete, previamente, ao cliente. No entanto, sofre com instabilidades, o que deixa a loja virtual sem retorno na ação de cálculo.
Avaliar as duas opções, principalmente, quanto às restrições de mercadorias e limitação de alcance, é de extrema importância para o sucesso na operação de vendas. Atente-se também às particularidades das suas mercadorias, se necessitam de um cuidado especial no transporte e certifique-se de que a empresa cumprirá isso.
A logística não é um problema, basta pesquisar e se informar com quem entende, antes de colocar as vendas em ação. Escolha sempre a opção que melhor te atende agora e que poderá continuar servindo no futuro.
Ainda ficou com dúvidas? Fale com a gente pelo chat!

