5 dicas da logística para aplicar nos negócios

dicas da logística para negócios

 

Quase todos os negócios envolvem, em algum nível, o trabalho com gestão de mercadorias e relacionamento com fornecedores. Dois aspectos intrínsecos à logística que demandam táticas que permitem o perfeito funcionamento das operações da empresa. No entanto, isso não é exclusivo de negócios logísticos.

Essas táticas também podem ser utilizadas na gestão da maioria dos negócios, independentemente do porte ou setor. O pensamento logístico ajuda na identificação de processos custosos, oportunizando a otimização em todo o fluxo da empesa. Ainda, garante a qualidade na realização das atividades e nas relações com todos os públicos.

Nesse meio, empresas já usam a chamada Inteligência Logística. Esta, nada mais é que aprimorar todos os processos, desde a produção até a prospecção e vendas, para reduzir erros e custos.

Conheça cinco fundamentos da Inteligência Logística para adotar na gestão de negócios.

Planejamentos

Toda empresa precisa de planejamento para cada setor de atuação. Na logística, o planejamento mapeia toda a cadeia, considera fornecedores, estoque, entregas, PDVs, modal adequado, entre outros detalhes. Tudo é minimamente mapeado e planejado, para não haver imprevistos. Da mesma forma pode-se fazer, por exemplo, com o marketing da empresa, nos processos de vendas e fidelização.

Visão estratégica dos processos

Mapeie todos os processos realizados pela empresa e analise a eficácia de cada um. Isso permite mitigar falhas, identificar ações que geram desperdícios, checar como é a integração entre as áreas, aumentar a qualidade das atividades e reduzir custos.

Inovação e tecnologia

Esteja aberto a mudanças positivas. A adoção de novos métodos e tecnologias podem ajudar no planejamento e gestão dos processos da empresa. Também é um meio de centralizar as informações, o que torna o trabalho mais ágil e a comunicação entre setores mais fluída.

Na logística, todos os processos e dados são automatizados. Assim, o controle sobre o andamento das atividades é maior, o que previne erros e prejuízos, dentre outros benefícios que os softwares de gestão ofertam.

Negocie prazos reais

No campo logístico, a finalização dos serviços dentro do prazo acordado é obrigação. Para garantir isso, trabalhamos com tempos realistas, possíveis de serem cumpridos.

Em qualquer outra empresa o processo deve ser igual.  Alinhe as expectativas do cliente com a sua real capacidade operacional. Em momento de crise, como o de agora, com as operações reduzidas, renegocie os prazos, explique a sua situação e desafios presentes e seja o mais sincero e honesto – além de fazer o possível para alcançar a satisfação do cliente.

Comunicação eficiente

Fundamental para a otimização das atividades e inclui a comunicação interna, com fornecedores, parceiros e clientes. Uma boa comunicação influencia diretamente na realização dos processos com mais assertividade e agilidade – lembre-se de usar uma tecnologia que permita a centralização da comunicação e informações.

Este é um item muito importante na logística, de forma que uma falha na comunicação acarreta uma série de erros em outras etapas dos processos – causando prejuízos e dor de cabeça. Assim, não é diferente em outros tipos de negócios.

Importante dizer que para ter sucesso com a aplicação das táticas da Inteligência Logística é necessário algo que muitos não fazem: a busca contínua por melhorias.

Não adianta aplicar essas dicas e achar que o negócio irá voar sozinho. Tudo pode ser aperfeiçoado até alcançar a excelência.

Manter o alto nível em todos os processos da empresa é manter ela competitiva no mercado. Para mais resultados positivos e atividades realizadas com eficiência e menos custo, com certeza, deve-se começar pelo pensamento logístico.

 

Como anda logística da sua empresa? Nossos consultores podem te ajudar a otimizá-la com nossos serviços. Entre em contato!

Categorias: