- 8 de junho de 2022
- Publicado por: mhlog
- Categoria: Logística

O WhatsApp e as redes sociais já estão incorporadas na comunicação das empresas. Vendas, relacionamento com o cliente e comunicação interna são os principais usos. Inclusive, a serviço da logística.
Agilidade e fácil comunicação são obrigatórias na logística para que haja eficiência e transparência. O WhatsApp é uma ferramenta que proporciona isso de maneira prática.
É comprovado que o Whats Business, principalmente na logística, melhora a confiança do cliente, a rapidez nas cotações e despachos e o suporte ao cliente.
86% dos consumidores já se comunicam com as marcas via whats – de acordo com uma pesquisa da Opinion box, de agosto de 2020.
Essa ferramenta aproxima a operação logística do cliente, que receberá atualizações sobre a sua encomenda de forma fácil e eficiente.
Fazer o produto chegar ao destino sem nenhum empecilho é um desafio. E quando acontece algum problema com a entrega, que irá afetar ao cliente, como atrasos e avarias, a melhor solução é ser transparente. Avisar o cliente o mais rápido possível e mantê-lo informado ameniza os prejuízos na satisfação dele.
Essa comunicação proativa gera muita confiança.
A Intelipost e o E-commerce Brasil realizaram uma pesquisa no ano passado sobre o que os consumidores esperam da entrega perfeita. Ela mostrou que a confiabilidade de marca é o principal fator para uma entrega perfeita, na frente até do valor de frete e recomendações de outros consumidores.
Durante o processo de entrega, receber atualizações sobre o status e prazo de entrega em tempo real são fatores principais para 54,6% e 39,4% dos respondentes.
O WhatsApp é o canal de comunicação favorito para isso.
- WhatsApp – 55,5%
- E-mail – 27%
- SMS – 9,6%
Dois em cada três brasileiros preferem interagir com empresas via WhatsApp do que ligar ou enviar e-mail. (fonte: META)
Ainda mais eficiência
Recentemente, o WhatsApp anunciou novas funcionalidade no Business projetadas para impulsionar ainda a comunicação das empresas.
Além do uso de APIs, que permitem a conexão do Whats com outras ferramentas, e a criação de link personalizados para o Whats da empresa, a grande novidade – muito pedida pelos usuários – é que o mesmo número de WhatsApp poderá ser usado em até dez aparelhos celulares simultaneamente.
Aqui, na MHLog, o WhatsApp já está consolidado como ferramenta do dia a dia. Aos clientes, são fornecidos dois números – um para atendimento comercial e cotações e outro exclusivo para informações sobre o rastreio das encomendas.