Sentimentos do consumidor do futuro

Quando paramos para analisar os últimos anos, as transformações que aconteceram com a sociedade foram grandes. A intimidade com a tecnologia no dia a dia, aceleração digital em diversos âmbitos. Tudo isso colaborou para termos a formação de novos consumidores.

No estudo “Futures Consumer 2024”, realizado pela WGSN, temos dados que nos indicam o que esses novos consumidores pensam, sentem e o que estimula o engajamento deles com as marcas.

Podemos destacar os quatro sentimentos do novo consumidor que irão nortear a relação empresa e cliente:

  • Choque com o futuro
  • Excesso de estímulos
  • Otimismo realista
  • Encantamento

O choque com o futuro é resultado dos acontecimentos recentes no mundo – pandemia, guerras. A partir de agora, um novo pensamento surge. A preocupação com o depois tem mais peso.

Sempre tem um depois e as pessoas, por isso, estão buscando mais equilíbrio entre vidas pessoais e profissionais e estão, cada vez mais, multitarefas.

Isso faz a percepção do tempo passar mais rápido. Com certeza, isso influenciará nas escolhas das empresas com quem trabalhar ou consumir – mais eficientes, ágeis e com preocupação com o bem estar social e futuro ambiental.

Isso também tem ligação com a nova relação das pessoas com a tecnologia. Elas estão mais conectadas que nunca.

Estar sempre conectado é receber estímulos initerruptamente. Há um excesso de estímulos que acabam dispersando e, em breve, teremos um mínimo da atenção das pessoas.

Assim, atrair a atenção do consumidor ficará cada vez mais difícil para as empresas.

O terceiro sentimento do consumidor do futuro que é elencado pelo estudo é o otimismo realista. Isso significa que as pessoas estão deixando de perceber algo errado e tentar consertar. Ao contrário, elas agora estão mudando em sim.

O pensar diferente, recomeçar e mudar são os novos comportamentos.

Os tipos dos novos consumidores

O relatório WGSN Insight também classifica os novos consumidores.  Essa categorização irá pautar as estratégias das empresas.

Consumidor regulador: busca pela consistência, sem incerteza e mudanças, como forma de sobrevivência;

Consumidor conectado: não é a favor da cultura do tempo apressado, busca mudar as regras do empreendedorismo e compartilhamento com uma vida mais leve e sem aglomerações;

Consumidor construtor de memórias: com valores mudados com a pandemia e o isolamento social, irá querer experienciar mais, ter uma vida enxuta e com propósito de viver o agora;

Consumidor neo-sensorialista: possui a consciência e coloca em prática uma relação saudável com a tecnologia, buscando ver mais o mundo real mesmo sendo otimistas com a evolução tecnológica.

Diante de tudo que o relatório trouxe, podemos concluir que os novos consumidores, mesmo com características diferentes, têm em comum a busca por realinhamento de vidas na sociedade.

Quer saber mais? Acesse o relatório completo aqui: Consumidor do Futuro 2024