Perdas logísticas prejudicam diretamente os lucros

Um e-commerce lucrativo não quer dizer apenas que vende muito. Etapas por trás das vendas também influenciam diretamente na saúde financeira do negócio. As perdas logísticas são umas das mais relevantes nesse sentido.

Elas podem gerar prejuízos desde o estoque até as entregas. Alguns exemplos são os atrasos nas entregas, envio de pedidos errados ou incompletos e avarias nas mercadorias.

Fazer um mapeamento das perdas logísticas que estão tendo no e-commerce é o primeiro passo para revertê-las. A partir dele, um plano é instaurado para a prevenção dessas perdas.

Assim, falhas e erros são evitados e ocorrências são tratadas de forma mais eficaz.

Vamos falar um pouco como fazer isso para as principais perdas logísticas.

Prejuízo no estoque

A má gestão de estoque causa prejuízos com produtos encalhados e outros faltantes – mas que estão como disponíveis para os clientes.

Por isso, um software de gestão de estoque é imprescindível para controlar as disponibilidades dos produtos, validade e identificação do que está parado – e que precisam ser trabalhados estrategicamente para serem vendidos.

Erros no picking

Separar e preparar para envio o pedido correto parece algo simples, mas no volume de vendas pode ser uma tarefa bastante complexa.

Número de identificação do pedido, local correto no estoque, dimensões do produto, cor, peso, quantidade e demais informações detalhadas das mercadorias. Se apenas um desses detalhes passar batido, a entrega e experiência do cliente serão prejudicadas.

Separar muitos pedidos e conferir cada um deles exige muita atenção. Do contrário, grandes são as chances de a loja enviar produtos errados ou kits incompletos.

Para evitar isso, o processo de picking deve ser listado em todas as suas etapas e detalhes. Mais ainda, seguir a lista à risca.

Atraso na entrega

Como consumidor, uma das maiores agonia é esperar uma compra feita pela internet e ela ter um prazo de entrega longo. Pior ainda, se passa a data de entrega e nada da mercadoria.

Essas situações são as mais apontadas como motivos de uma má experiência com lojas online. Algo que acarreta na perda do cliente e na má reputação.

Quando uma entrega atrasa, o cliente não quer saber as mazelas que causaram o atraso. Ele quer solução. Por isso, contar com transportadoras de confiança e quem disponibilizem o rastreamento em tempo real é a carta na manga para evitar atrasos na entrega.

Também, prepare a equipe de atendimento para atender bem o cliente com problemas em sua entrega. Não importa de quem é a culpa, se da empresa ou da loja, ele precisa ser bem ouvido e receber a solução para o seu problema.

O ideal é que a loja acompanhe o rastreio das mercadorias. Assim, qualquer situação problemática que ocorrer, a empresa poderá se antecipar para resolver e avisar o cliente.

Sinistros acontecem

As transportadoras asseguram seus motoristas e mercadorias. Mesmo assim há fatores que deixam a insegurança rondando.

As estradas do nosso país, muitas estão em péssimas condições e outras praticamente intransitáveis. Os acidentes acontecem diariamente.

Os roubos de cargas, sempre existiram, porém, desde 2020, as ocorrências só aumentam. De acordo com a NTC & Logística, mais de 14 mil roubos de cargas aconteceram em 2020.

Para evitar, contrate transportadoras confiável, transparente e com condições de tomar providências ágeis em casos de sinistros.

Uma pesquisa e uma reunião bastam para você ter o apoio de bons transportadores.

A prevenção de perdas logísticas custa bem menos do que fadar o e-commerce a erros frequentes.

Precisa de ajuda? Fale conosco, te auxiliamos a manter a logística alinhada e contribuindo para impulsionar o seu negócio