- 4 de março de 2022
- Publicado por: mhlog
- Categoria: E-commerce

Considerada a primeira data de destaque do ano, no varejo, o Dia do Consumidor, em 15 de março, tem ganhado cada vez mais relevância – principalmente no comércio digital. Tanto, que é aproveitado não somente o dia, mas a semana do consumidor, entre os dias 14 e 20, para vender mais.
Os bons resultados trazidos, desde 2014, quando a data tomou grandes proporções no Brasil, fez com que a data seja considerada a Black Friday do primeiro semestre do ano.
Se você tem um varejo físico ou digital e quer pegar embalo na data para oferecer boas promoções, ganhar mais clientes e vender mais, continue a leitura deste texto e saiba o que podemos esperar do comportamento dos consumidores em 2022.
Os números da data
Aumento da visibilidade do comércio, do ticket médio e do faturamento são resultados já conhecidos por quem aproveita o dia ou a semana do consumidor.
Em 2020, foram mais de R$ 1 bilhão movimentados pelas vendas no período.
Para este ano, segundo um levantamento feito pela Shopee, 68% dos mais de mil consumidores entrevistados pretendem realizar compras com ofertas do Dia do Consumidor.
Outra pesquisa, realizada pela AllIn e OpinionBox, mostrou que 42% do público analisado irá aproveitar as promoções da data.
A maioria buscará produtos que estão desejando há um tempo e que estejam com condições atrativas. Em seguida, o público procurará itens de necessidade básica – itens que ganharam destaque nas compras online desde o início da pandemia.
O foco das pessoas continuará nas compras feitas nos sites das lojas.
Ainda dá tempo de preparar a operação do comércio para oferecer boas ofertas ao público e ganhar mais credibilidade. Com cuidado e atenção, dá para utilizar a data e gerar uma boa experiência de compra aos clientes.
Como aproveitar o Dia do Consumidor
Para conseguir servir uma experiência boa e angariar novos clientes fiéis, as diretrizes são claras:
- Cliente sempre no foco da estratégia;
- Fornecer usabilidade do site que seja simples, prática e otimizada – permitindo o consumidor comprar sem problemas, de onde estiver;
- Prepare a equipe de atendimento para prestar contato humanizado e eficaz;
- Crie ofertas reais e aproveite para girar estoque;
- Viabilize condições atrativas de frete – e que não gerem prejuízos à loja;
- Prepare o pós-venda para atender as necessidades dos clientes que possam surgir e nunca deixar o cliente sem resposta;
Agora, o momento é de por a mão na massa e colocar todos esses pontos em alinhamento. Assim, poderá aproveitar o Dia do Consumidor 2022.
Ainda, conte com bons parceiros para fazer isso acontecer.
Entre em contato conosco e saiba em quais processos logísticos podemos nos encaixar para potencializar o seu desempenho na experiência dos clientes.