O que é dark store e suas vantagens

Uma loja fechada ao público voltada ao melhor atendimento a ele. Faz sentido? Talvez, em primeiro momento, não. Mas, assim é uma dark store, modalidade de negócio que expandiu durante a pandemia.

Nessas lojas acontecem operações como gerenciamento de estoque, separação e envio das mercadorias aos clientes. São como centros de distribuição, porém em proporções físicas bem menores.

A principal intenção com uma dark store é obter uma localização estratégica para ter melhores recursos que ajudam na melhor experiência de compra ao consumidor.

Já sabemos qual é o principal fator considerado pelos consumidores do e-commerce para uma entrega ser perfeita, a velocidade. Muitos, inclusive, aceitam pagar mais pelo frete, desde que tenham uma boa experiência e fiquem satisfeitos.

Outro ponto benéfico de uma dark store é a otimização dos custos com o frete. Esses modelos são implantados em regiões que encurtam a distância dos clientes – geralmente em grandes centros urbanos.

Como funciona uma dark store

Na dark store os pedidos são recepcionados, o estoque e armazenamento gerenciados, produtos separados, embalados e despachados para os destinos.

É por essa operação, de forma enxuta, com mais rapidez nas tarefas e sem a necessidade de uma estrutura física elaborada que as dark stores estão sendo utilizadas por varejistas que buscam melhorar suas entregas sem grandes orçamentos extra.

Mais que um modelo de negócio, é uma estratégia logística.

Para que ela cumpra esse papel, os canais de vendas da loja precisam ser integrados. Quem opera com omnichannel tira bom proveito de uma dark store.

Também, a identificação dos pedidos com o estoque da dark store precisa ser inteligente.

Podemos listas as vantagens de uma dark store:

  • Entregas mais rápidas. Diferentemente dos centros de distribuição, que ficam em locais mais afastados dos centros, dark stores estão bem localizadas, o que permite também que clientes façam retiradas no local de forma rápida;
  • Estoque variado não necessita de uma grande local físico;
  • Redução do custo de frete por estar mais próximo às regiões com grandes volumes de vendas;
  • Economia na implantação, que não exige grandes estruturas. Assim, sobre investimento para focar na implementação de ferramentas tecnológicas que integram os canais de vendas e facilitam a operação na dark store;
  • Melhor experiência de compra aos clientes.

Essas vantagens são sentidas, em pouco tempo, tanto pelos varejistas quanto pelos clientes, que contarão com mais praticidade e rapidez.

 

E para as entregas dos despachos, conte com transportadoras que forneçam rastreamento e sejam flexíveis com coletas e entregas.