- 16 de fevereiro de 2022
- Publicado por: mhlog
- Categoria: E-commerce

Tamanho, segurança, identificação e comunicação com a marca são os principais fatores apontados por consumidores de e-commerces sobre as embalagens em que recebem suas compras.
Essa tendência foi identificada por um estudo feito pela fabricante de embalagens, Sealed Air, acerca da percepção dos consumidores sobre as embalagens.
Embalagens muito maiores que o produto e que exigem bastante material de preenchimento para estabilização estão sendo vistas com mal olhos pelos clientes. Por exemplo, para produtos não frágeis e flexíveis, como roupas, os consumidores já se dão como satisfeitos em recebê-los em envelopes de proteção.
Caixas de papelão, plásticos e isopor precisam ser utilizados na medida. O contrário, as pessoas consideram um desperdício e geração de lixo. Isso, sem dúvidas, afeta negativamente a experiência do cliente – mesmo que o produto esteja em perfeito estado.
Pensando em clientes que compram frequentemente nos e-commerces, a quantidade de materiais que eles terão de descartar será grande – algumas vezes as embalagens são maiores do que o próprio recipiente de descarte que a pessoa tem à disposição.
Não podemos deixar de lembrar que uma pequena parte, apenas, do lixo gerado no Brasil é reutilizado e reciclado. Os consumidores sabem e dão importância para isso. Afinal, eles também terão o trabalho de realizar o descarte correto desses materiais que recebem em casa.
Outro estudo, realizado em 2020 pela Smurfit Kappa, trouxe dados sobre as embalagens que reforçam o que estamos falando. Há, hoje, uma necessidade em encontrar alternativas às grandes caixas de papelão e aos montes de plásticos.
Essa pesquisa foi feita focada nos consumidores de moda das lojas virtuais. Os participantes foram incisivos em afirmar que observam o uso de materiais sustentáveis e reciclados nas embalagens que recebem.
Uma parte considerável, 35%, disse que não compraria de empresas que não têm esforços para utilizar embalagens eco-friendly. Já outros 25% contaram que compraram mais de uma vez de lojas que possuem a preocupação ecológica.
Graças à tecnologia atual é possível obter embalagens projetadas altamente adequadas aos tamanhos dos produtos, com materiais sustentáveis e com a segurança que uma embalagem exige.
As vantagens disso são aproveitadas pelo meio ambiente, mas também para o frete – que terá custo mais justo e não elevado por conta de uma embalagem grande – e para o consumidor, que terá o descarte facilitado.
E a aparência das embalagens?
De acordo com o primeiro estudo mencionado, a percepção sobre a personalização e criatividade das embalagens mudou do que era há anos atrás.
O público mais jovem, de 18 a 29 anos, ainda valoriza uma aparência diferenciada das embalagens que recebe – esperam similaridades com uma caixa de presente. No entanto, a partir dos 30 anos essa valorização é substituída pela eficácia da embalagem e a mínima geração de lixo.
O público mais maduro prefere uma embalagem segura, simples e sem excessos.
Para produtos de alto valor, o que os consumidores esperam é algo simples por fora – na embalagem – e a parte elaborada no interior. A segurança e discrição está em primeiro plano e a personalização fica para trás.
Aqui, na MHLog, realizamos o serviço de packing para os clientes e o nosso objetivo está alinhado à essa percepção dos consumidores. Simplicidade e segurança para que a embalagem seja eficaz em proteger a mercadoria durante o transporte. Para isso, cuidado com as características que cada tipo de produto exige e organização na realização dessa etapa.
Pacotes criativos e personalizados, que antes eram artigos fundamentais para a satisfação dos clientes, agora parecem perder a vez. Para os lojistas, isso é um ponto positivo, pois podem alternar o investimento em personalização para soluções mais sustentáveis e com menos desperdício – o que significa economia e cuidado com o planeta em que vivemos.